Educação & Cultura

Sesi Araraquara participa do Ciência na Escola da Uniara com o projeto Cultivando Empreendedores

Feira de Ciências da universidade será realizada no dia 27 de outubro, das 9h às 15h, no CEAR


A Escola Sesi Araraquara participa do Ciência na Escola, desenvolvido pela Universidade de Araraquara – Uniara, em parceira com escolas do município e da região, com o projeto intitulado “Cultivando Empreendedores”. Os responsáveis por acompanhar o desenvolvimento com os alunos da escola são os professores Guilherme Henrique Pimentel, docente de matemática, que ministra a disciplina Mundo do Trabalho e Empreendedorismo – MTE, e Karla Cristina Vicentini, coordenadora da área de Ciências da Natureza e Matemática.

O “Cultivando Empreendedores” é desenvolvido pelos alunos do primeiro ano do ensino médio Ana Luiza Borghi, Agatha dos Santos, Gabriel Chagas Fernandes de Moraes, Jheniffer Rayane de Andrade e Pedro Cezar Peliceri.

De acordo com Pimentel, o projeto tem como objetivo “introduzir a prática de cultivo de frutas, legumes, verduras e ervas, de uma maneira prática e acessível de empreender, além de incluir a construção de uma composteira, a fim de ter um maior aproveitamento do resíduo orgânico e o estímulo da separação do lixo”. “Essa prática da criação da compostagem produz um adubo orgânico, que pode ser utilizado para a adubação da horta, e a terra liberada pela composteira também pode ser utilizada como adubo”, explica.

“Sendo assim, é por intermédio dessas ações que serão geradas as oportunidades de empreendimentos, além de benefícios a favor do indivíduo que adotar a horta familiar, como por exemplo, a venda dos alimentos orgânicos produzidos na horta, e do adubo orgânico, além de trazer também benefícios à saúde mental e conscientização ambiental”, relata o professor.

Ele conta que a ideia de desenvolver o projeto surgiu nas discussões sobre plano financeiro da disciplina de MTE. “O grupo propôs a possibilidade de desenvolver uma horta comunitária para estudar o quanto ela poderia influenciar na economia familiar, principalmente em épocas de crise, e auxiliar na importância do consumo de alimentos orgânicos em detrimento dos alimentos ultra processados. Assim, com ajuda e orientação do jardineiro da escola, revitalizamos a horta escolar com dez canteiros e, com o auxílio da nutricionista da escola, discutimos a importância da alimentação saudável. Os estudantes das duas turmas de primeiro ano do ensino médio auxiliaram no desenvolvimento do projeto e no levantamento das informações”, finaliza Pimentel.

Ciência na Escola

A feira, que está em sua terceira edição, será realizada no dia 27 de outubro, das 9h às 15h, no Centro de Eventos de Araraquara e Região – CEAR (rua Ivo Antonio Magnani, 430, na Fonte Luminosa). No projeto, gratuito, grupos de alunos de ensinos médio e fundamental são orientados por seus professores, em parceria com docentes da universidade, a desenvolverem projetos de pesquisa científica nas mais diversas áreas do conhecimento. São mais de quarenta projetos que estão sendo desenvolvidos por escolas de Araraquara e da região.

O Ciência na Escola, que teve início em 2019, é organizado pelos professores André Capaldo Amaral, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro, Eliane Trovatti, Flávia Aparecida Resende Nogueira, Luís Henrique Montrezor, Mônica Rosas da Costa Iemma, Teresa Kazuko Muraoka e Wilton Rogério Lustri.

A Uniara conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da Prefeitura Municipal de Araraquara na organização da infraestrutura para o dia do evento. Mais informações sobre o Ciência na Escola estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola-2022.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *