Saúde & Cuidados

Sintomas da condição que levou Lewis Capaldi a suspender turnê

Já ouviu falar na Síndrome de Tourette?


Lewis Capaldi, o cantor escocês, tomou a decisão de interromper sua turnê após enfrentar uma crise no palco durante o festival de música britânico Glastonbury. É importante mencionar que o músico foi diagnosticado com Síndrome de Tourette (ST) e o momento em que os fãs se uniram para ajudá-lo a cantar uma música se tornou viral.

Para esclarecer o que essa síndrome é e quais sintomas ela causa, a Dra. Mónica Vasconcellos, neurologista pediátrica e presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia Pediátrica (SPNP), explicou ao Lifestyle ao Minuto que esse “distúrbio neuropsiquiátrico é caracterizado por múltiplos tiques motores e fonéticos, que variam em intensidade”.

Ela também afirmou que atualmente não existe uma cura terapêutica para a síndrome, mas é comumente diagnosticada antes dos 18 anos. Mas como distinguir os tiques relacionados a essa condição dos que não estão? Segundo a neurologista pediátrica, “o diagnóstico de ST implica na presença de múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais, que ocorrem várias vezes ao dia (quase diariamente), por um período superior a um ano”.

Os sintomas, de acordo com o site Healthline, incluem “tiques incontroláveis e explosões vocais espontâneas” que são agravados em momentos de estresse, excitação e ansiedade. Também é importante saber que os tiques são divididos em duas categorias (além dos motores e vocais).

Existem os tiques simples, que “normalmente envolvem apenas um grupo muscular e são breves”. Já os tiques complexos são “padrões coordenados de movimentos ou vocalizações que envolvem vários grupos musculares”.

Tiques motores:

Simples:

Piscar os olhos;
Colocar a língua para fora;
Contrair o nariz;
Movimentos da boca;
Balançar a cabeça;
Encolher os ombros.

Complexos:

Cheirar ou tocar em objetos;
Fazer gestos obscenos;
Dobrar ou torcer o corpo;
Saltar.
Tiques vocais:

Simples:

Soluçar;
Grunhir;
Latir;
Pigarrear.

Complexos:

Repetir suas próprias frases e palavras;
Repetir as frases e palavras dos outros;
Usar palavras vulgares ou obscenas.

| IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *