AraraquaraSLIDER

Tema ‘Agrotóxico é Risco’ é discutido na Câmara de Araraquara

Tema ‘Agrotóxico é Risco’ é discutido na Câmara de Araraquara
Todos os palestrantes destacaram os malefícios que os agrotóxicos causam a nossa saúde

 26JUN2017|  15h39 - IMPRENSA CAM

Com a Câmara Municipal lotada no plenário e no plenarinho, na manhã do sábado (24), houve uma discussão sobre a possibilidade de uma produção de alimentos mais saudável, sem o uso de agrotóxicos. Organizado pela deputada estadual Márcia Lia (PT-SP), o seminário contou com o apoio do vereador Paulo Landim (PT) e com as falas de especialistas na área.

“A discussão desse tema nesse espaço do povo é de extrema importância. Precisamos buscar alternativas para uma alimentação mais saudável. Conscientizar a população é o primeiro passo para enfrentarmos esse problema”, destacou Landim.

Todos os palestrantes destacaram os malefícios que os agrotóxicos causam a nossa saúde. “Complicações neurológicas e respiratórias, má formação, aparecimento de câncer e até mesmo infertilidade podem ser provocadas pelo consumo desses venenos”, afirmou a coordenadora executiva da Agricultura Familiar do município, Silvani Silva.

A deputada Márcia Lia apresentou dados alarmantes, destacando os impactos ambientais. “Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Esse tema extrapola a questão ambiental e constitui um importante problema de saúde pública”.

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) chamou a atenção da população para o Projeto de Lei 3200 de 2015, que está em tramitação no Congresso Nacional e é apelidado de “PL do Veneno”. “A legislação vigente será revogada para a instituição de outro conjunto de leis que facilita o registro de agrotóxicos, tirando o poder regulador dos órgãos públicos e aumentando a autonomia das empresas”.

De acordo com o professor universitário e engenheiro agrônomo, Manoel Baltasar Batista da Costa, há formas de cultivar uma plantação com produtos de origem orgânica, devido aos avanços científicos nessa área.  “O poder público pode estabelecer convênios com a universidade para identificar os tipos de agrotóxicos que estão sendo usados e, em seguida, encontrar soluções biológicas para substituí-los”.

O vereador Toninho do Mel (PT), o vice-prefeito Damiano Neto, e o coordenador executivo de Segurança Alimentar do município, Marcelo Mazeta Lucas, também participaram do evento na Câmara Municipal de Araraquara.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskY4JWw2

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *