Educação & Cultura

Trabalho fruto de dissertação de mestrado da Uniara é apresentado nos Estados Unidos

Estudo tem como título “Adipose-derived Stromal Vascular Fraction Spheroids: Proof of Concept”

EDUCAÇÃO - Mestrado apresentado nos EUA

Nesta quinta-feira, dia 13 de abril, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, André Capaldo Amaral, e a mestra pelo Programa, Jessica Michelle de Novais, apresentaram o trabalho científico “Adipose-derived Stromal Vascular Fraction Spheroids: Proof of Concept” na conferência TERMIS Americas, em Boston, nos Estados Unidos.
“Foi tudo bem. Houve vários interessados nos resultados, e também muitos contatos para futuras colaborações em pesquisas. Foi sensacional o evento”, destacou Amaral, que foi orientador de Novais em sua dissertação, cujo conteúdo deu origem ao estudo apresentado na conferência.
A ex-aluna conta que sua pesquisa é inédita. “Buscou contribuir com a ciência, na área de terapia celular, com o uso da fração vascular estromal derivada do tecido adiposo humano, em cultivo 3D para a formação de esferoides multicelulares, visando a simular o microambiente da lesão em um modelo in vitro”. “A fração vascular estromal é um aglomerado de diversas células, incluindo as células-tronco”, explica a mestra.
“O esferoide mimetiza o nosso organismo que, por sua vez, funciona de forma tridimensional, e é uma maneira de viabilizar a sobrevivência dessas células na entrega no leito da lesão para auxiliar o reparo do tecido, visto que manter as células-tronco viáveis durante sua entrega no tratamento de lesões da pele ainda é algo desafiador dentro da medicina regenerativa”, aponta Novais.
Os resultados “demonstraram positivamente a influência modulatória do microambiente, com potencial regenerativo para diversas doenças”. “Essa pesquisa inspira para mais estudos futuros, com perspectivas promissoras”, salienta ela, contente por poder apresentar seu trabalho na TERMIS Americas. “É uma honra participar de um evento dessa dimensão e saber o quanto minha pesquisa teve de impacto e relevância para a ciência. É uma imensa satisfação contribuir com os progressos na medicina regenerativa e na terapia celular para melhorar a qualidade de vida da sociedade”, alegra-se.
Durante seu mestrado, esteve “muito bem amparada com o corpo docente da Uniara”. “Agradeço a todos os professores, principalmente ao André e à Eliane Trovatti, que me ampararam nessa jornada, além das parcerias que fizemos e que contribuíram com essa pesquisa – o Centro de Tecnologia da Informação – CTI e a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. E também agradeço a todos os pesquisadores que me auxiliaram de forma direta e indiretamente nesse estudo”, declara ela.
Amaral reforça que o trabalho de sua ex-orientanda “é muito inovador, no qual usamos a extração de células-tronco, de gordura subcutânea de humanos, e trabalhamos com essa célula-tronco derivada da gordura junto com outro grupo de células, chamado fração vascular estromal”. “A ideia é desenvolvermos um conceito para, talvez, futuramente usarmos essas células para estimularmos o reparo de tecidos – osso, tendão, músculos, cartilagem. Embora em nível conceitual, é uma técnica que vem se mostrando muito promissora”, finaliza o coordenador.
Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *