Brasil

Traição Virtual: qual o limite da curtida?

De acordo com estudos feitos pela Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo

Por: Rafael Damas

As redes sociais fazem parte da vida de bilhões de pessoas pelo mundo, seja para o trabalho, interagir com amigos e colegas, buscar informações ou até mesmo para namorar. Cada um utiliza como quiser, entretanto, não isenta de causar problemas para o utilizador, principalmente se este estiver em um relacionamento.

Uma curtida em uma foto, um comentário ou uma mensagem em particular pode ser algo simples, mas mostra um certo vínculo entre quem curte a publicação e quem recebe a curtida. E eis o questionamento: “a partir de que ponto a curtida de fotos de outras pessoas passa a ser uma traição?”

De acordo com estudos feitos pela Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. A análise “Tendências de Social Media 2023” mostra que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil têm passado cada vez mais tempo na internet. A categoria foi a mais consumida em dezembro de 2022, somando 356 bilhões de minutos, o que equivale a 46 horas de conexão por usuário no mês, e representa um aumento de 31% em relação a janeiro de 2020.

O uso das redes sociais por parte dos casais exige responsabilidade, respeito e principalmente empatia. O Especialista em Relacionamentos e Comportamento, Maicon Paiva, fala de um “medidor de limites”. “Consideramos uma traição quando começa a acontecer um desvio da energia afetiva, seja do sexo ou da parceria, que antes era dedicada a outra pessoa, agora é para um terceiro.”
O especialista, fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, traz os principais questionamentos sobre a traição virtual:

Traição por mensagem de celular. Manter o controle nessa hora é fundamental, por mais difícil que possa ser. Se viu toda a conversa e constatou uma mensagem de traição virtual, esclarecer a situação deve ser a sua primeira atitude. Não se humilhe nem se coloque para baixo; erga a sua cabeça, uma vez que quem está a perder é ele. Valorize-se ainda mais e jamais acredite que você é suficiente;

É motivo para separação? Trocas de curtidas e comentários marotos podem ser considerados uma traição virtual; a traição não é só contato físico. Com uma conversa sincera e arrependimento verdadeiro sobre o ocorrido, o problema pode ser resolvido sem um término do relacionamento. O amor é algo que precisa de cuidados. O respeito e a confiança entre um casal, é, sem dúvida, dois dos ingredientes mais importantes para o relacionamento dar certo;

Tem perdão? Tudo depende. Existem pessoas que consideram traição o fim do relacionamento, e sem questionar, acreditam que não tem perdão. Mas somente quem passa por isso, quem vive essa situação pode avaliar se perdoa ou não o companheiro. O que acontece é que, perdoando essas atitudes, quebra-se a confiança da relação, e então se vive sempre com a desconfiança presente em qualquer situação suspeita;

O que fazer neste caso? Se quer lutar pelo seu relacionamento e não terminar, como muitos fazem diante das dificuldades, procure pela Ajuda Espiritual o quanto antes. No Espaço Recomeçar, encontrará o melhor Trabalho Espiritual para resolver essa situação. O Espiritualista Maicon Paiva saberá aconselhar-lhe com o melhor Trabalho Espiritual;

O que fazer ao descobrir a traição? Não se calar diante de uma traição virtual é importante, para não viver uma mentira. Mesmo que não exista o contato físico, toda a traição virtual por bate-papo, seja no WhatsApp ou em outras plataformas são, sim, traições e podem fazer mal e sugar toda a energia do seu relacionamento.

Maicon Paiva explica que, caso as pessoas não tomem o devido cuidado, os “likes” das redes sociais podem virar “dislikes” em casa. ”O problema não é o “like”, mas a intenção. Precisa-se fazer a pergunta da reciprocidade: como eu me sentiria no lugar do outro? O relacionamento é baseado em confiança. A energia precisa ser aplicada em prol do relacionamento, precisa ser cuidado por ambas as partes”

| IDNews® |Beto Fortunato |  NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *