Unhas fracas? Saiba o que fazer para mantê-las sempre saudáveis

Unhas fracas? Saiba o que fazer para mantê-las sempre saudáveis
Cerca de 20% da população mundial sofre com esse problema

9:59 |Dermatologista |2018ABR19 

Afraqueza das unhas é um problema que muitas pessoas enfrentam, atingindo cerca de 20% da população mundial. Mas, diferente do que muitos pensam, ter unhas frágeis e quebradiças não é normal, pois elas são um indicativo de que há algum desequilíbrio no organismo.

“Os principais sinais do problema são unhas finas, que descamam com facilidade, têm aspecto poroso e apresentam manchas e irregularidades, além de ficarem mais vulneráveis ao ataque de fungos”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

+ Bepantol: saiba como usar esta pomada milagrosa

Segundo o especialista, para resolver o problema, o primeiro passo é encontrar o motivo da fraqueza, que pode estar relacionada com diversos fatores como a baixa ingestão de proteínas e vitaminas, o uso constante de solventes e esmaltes à base de tolueno, microtraumatismos locais, o hábito de roer as unhas com frequência, e, principalmente, a retirada completa das cutículas. “As cutículas têm função de proteção e impedem a passagem de água e outras substâncias nocivas para dentro da matriz, que é a fábrica da unha”, afirma.

“A umidade excessiva ocasionada por exposição continua à água e detergentes também enfraquece a unha, além de causar uma inflamação nas matrizes germinativas e favorecer o crescimento de fungos nas unhas. Este processo inflamatório contínuo ocasiona uma parada temporária no crescimento e desenvolvimento das unhas, que, consequentemente, ficam fracas, finas e sem brilho.”

Mas é possível ter unhas fortes e bonitas através de mudanças nos hábitos e cuidados diários. Por exemplo, é essencial adotar uma alimentação saudável, ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, manter as cutículas bem cuidadas, não utilizar esmaltes por, pelo menos, 10 dias no mês, fazer o uso diário de hidratantes e evitar a exposição prolongada à água e detergentes.

“É importante ressaltar também que as unhas são constituídas de queratina, que é uma proteína. E a principal fonte de proteínas para o organismo é a dieta. Sendo assim, é importante consumir alimentos com bons níveis de proteína como ovo, peito de frango, amêndoas, brócolis, carne e peixes”, completa o dermatologista.

Além disso, é importante buscar um dermatologista, pois apenas ele poderá dar o diagnóstico do problema, podendo prescrever bases fortalecedoras e fórmulas orais. Em casos extremos, é possível também aliar o tratamento diário com o uso de tecnologias, como o Laser Solon.

“Com aplicações quinzenais e indolores, o Laser Solon possui uma ponteira de laser ND:Yag de 1064nm que estimula o crescimento das unhas, além de retirar a umidade em excesso”, destaca o Dr. Abdo Salomão.

Existem também produtos que ajudam a manter as unhas saudáveis e bonitas. Confira abaixo alguns deles:

– A Base Fortify Nails, da Pharmapele, é um tratamento para fortalecer, proteger e prevenir unhas descamativas, frágeis e quebradiças. O produto possui rápida secagem e alta durabilidade e sua fórmula traz um nanocomplexo de queratina hidrolisada, arginina e óleo de melaleuca, que promovem resistência e elasticidade, formando uma película flexível sobre as unhas. Outro destaque é a presença de Algisium, um ingrediente rico em silício e que favorece a síntese natural da queratina, deixando as unhas mais fortes e resistentes. A vitamina E e o Pantenol formam uma barreira natural que garante o brilho, proteção e aspecto saudável. O produto tem aplicação pré-esmalte e, em caso de unhas muito fracas, pode ser usado por 15 dias na unha limpa e sem esmalte.

– O Sérum Fortify Nails, da Phamarpele, promove renovação e hidratação imediata das unhas e cutículas, proporcionando brilho natural e maciez desde a primeira aplicação. O nanocomplexo de queratina hidrolisada e a arginina ativam o crescimento das unhas, além de deixá-las mais flexíveis e resistentes à queda e descamação. A fórmula também traz óleos essenciais nanoencapsulados que, associados ao Pantenol e à vitamina E, são capazes de reparar, nutrir intensamente e desacelerar o crescimento da cutícula, deixando as unhas com aspecto de recém-feitas por mais tempo. O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia e pode ser usado como pós-esmalte ou, em caso de unhas muito fracas, após a Base Fortify Nails em um tratamento fortalecedor.

– O Micozione, da Biozenthi, foi elaborado com ácido lático e salicílico e óleos vegetais fungicidas e bactericidas. A associação de todos estes ativos permite um excelente resultado para o tratamento de micoses de unha, com fortalecimento e reparação. O tratamento todo leva alguns meses dependendo do estágio em que se encontram as unhas. O produto não contém glúten, não é testado e nem conta com ingredientes animais. Quanto ao modo de uso, deve-se agitar antes de usar e depois pincelar por toda a unha, em ambos os lados e aguardar alguns minutos. Depois, pode retirar o excesso. É necessário aplicar de uma a duas vezes ao dia com a unha limpa. Para melhores resultados, no início do tratamento, corte toda a área afetada e lixe.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *