Educação & Cultura

Uniara é apoiadora da I Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos do ano

Ação é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o DAAE e Casa Cairbar Schutel


A Universidade de Araraquara – Uniara é apoiadora da I Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos do ano, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o DAAE e Casa Cairbar Schutel. A ação será realizada no dia 28 de janeiro, da 8h às 12h, na praça Pedro de Toledo.

A coordenadora do curso de Biologia da universidade, Teresa Kazuko Muraoka, conta que se trata de uma “parceria que temos com a Prefeitura Municipal há bastante tempo”. “No dia 28, teremos dois ou três alunos da graduação, que ajudarão na triagem do material”, detalha a docente.

De acordo com o site da Prefeitura, “Aqueles que possuírem resíduos eletroeletrônicos como: Aparelho Celular, Baterias, Cabos e Carregadores, Caixa de som, Calculadoras, Cartucho, Toner, CD-ROM, CPU, DVD, Estabilizador, Fotocopiadora, HD, Impressoras, Monitor, Mouse, No Break, Placa de Rede, Placa de Vídeo, Placa Mãe, Processador, Teclado, Fax e Aparelho telefone, DVD, Microondas, Scanner, Ventilador, Liquidificador, TV, Freezer e Geladeira, que não utilizam mais e querem dar um destino ambientalmente correto, devem levá-los até a Praça Pedro de Toledo para que sejam coletados e destinados corretamente”.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valter Luiz Iost Teodoro, que é egresso do curso de Biologia, conta que se trata da 11ª campanha elaborada, sendo a primeira de 2023. “A coleta e a destinação corretas dos resíduos eletroeletrônicos são de suma importância para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública. Esses eletroeletrônicos que serão coletados voltarão à cadeia produtiva: serão desmanchados, separados por categorias e, posteriormente, a Casa Cairbar Schutel vai vendê-los, e a indústria vai produzir novos materiais. A reciclagem diminui a extração de minério de ferro, alumínio, ouro e petróleo, que é usado nos componentes plásticos. Então, contribui-se diretamente para a preservação dos recursos naturais”, explica.

Outro ponto mencionado pelo gerente é que, “quando os resíduos são descartados de maneira incorreta – jogados em áreas de preservação permanente, terrenos vagos e áreas verdes -, com o tempo acabam sofrendo as ações do intemperismo e começam a se decompor”. “Quando isso ocorre, liberam muitas substâncias perigosas, como os metais pesados, principalmente o chumbo, que pode causar diversos agravos à saúde, como problemas neurológicos ou até mesmo o câncer, já que contamina o solo e o lençol freático. Consequentemente, os animais e todos aqueles que irão comer os alimentos produzidos com essa água ou no solo contaminados, acabam também ingerindo esses metais pesados, então, no caso, é um agravo à saúde pública também”, alerta Teodoro.

Outros detalhes sobre a I Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos do ano estão disponíveis no link https://bit.ly/3Wr1tj1. Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *