Araraquara

Vigilância em Saúde pode atender até 300 clientes por dia caso ocorra surto de Dengue 

Vigilância em Saúde pode atender até 300 clientes por dia caso ocorra surto de Dengue 

Informação foi dada em resposta a requerimento de autoria do vereador João Clemente (PSDB)


Em janeiro, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou o Requerimento nº 12/2021 ao Executivo, solicitando informações sobre ações de combate aos criadouros do Aedes Aegypti. Em resposta, a Prefeitura informou que dispõe de Plano de Contingência de Arboviroses, o qual possui três eixos: manejo ambiental para o controle do Aedes aegypti, vigilância epidemiológica das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti e assistência à saúde.

O primeiro eixo consiste em ações integradas entre as secretarias municipais com a finalidade de redução dos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, como vistorias de casa em casa, bloqueio em casos suspeitos e confirmados, nebulização postal na quadra onde o caso foi positivado e outras medidas.

Sobre a vigilância epidemiológica, a Prefeitura informou que as ações são desenvolvidas por todos os níveis de atenção da rede de assistência à saúde, incluindo a rede complementar privada de assistência. Em relação à assistência à saúde, foi destacado que a rede de assistência compreende todos os níveis hierárquicos da rede pública e privada do município, sendo as suspeitas de Dengue acolhidas em qualquer serviço de saúde do município. Também foi ressaltado que o atendimento nessas unidades deve seguir o mesmo protocolo proposto no Manual Dengue – diagnóstico e manejo clínico – 5: edição – Ministério da Saúde.

Segundo a resposta do Executivo, as atividades de conscientização que exigem participação em grupos, podendo gerar aglomerações, devido à pandemia de Covid-19, estão suspensas, por exemplo o ” Dia D” de combate à dengue.  Sobre a mão de obra, foi afirmado que a Gerência de Controle de Vetores apresenta quadro suficiente de servidores e a Vigilância em Saúde dispõe de dispositivo que pode receber até 300 clientes por dia caso ocorra surto-epidémico.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *