Educação & Cultura

Xuxu e Clarinha apresentam o mundo da arte para crianças

Xuxu e Clarinha apresentam o mundo da arte para crianças
O livro “Hoje é Dia de Museu – As Aventuras de Xuxu e Clarinha”, da escritora Márcia Jóe, será lançado no dia 17 na Biblioteca Municipal

08NOV2016| 11.00
Roberto Schiavon

Um passeio pela história da arte guiado pelo gato Xuxu e pela menina Clara, que levam o leitor a uma jornada por 24 obras de pintores de diferentes estilos e épocas. Essa é a proposta do livro “Hoje é Dia de Museu – As Aventuras de Xuxu e Clarinha”, da escritora araraquarense Márcia Jóe, que será lançado no próximo dia 17, às 19h30, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

“É um livro infantojuvenil, que conta a história da arte por meio de 24 poemas. Além de aprender sobre arte, as crianças poderão absorver lições de inclusão e amizade, já que o gatinho tem um olho só e é um grande companheiro da Clarinha”, diz Márcia.

A autora começou a escrever o livro há cerca de seis anos, logo após o nascimento da filha Clara, que inspirou a personagem do livro. Ela e o gato Xuxu, com apenas um olho, e que também existe na vida real, foram desenhados pelos ilustradores Fernanda Ribeiro e Mazzon Gil. “As ilustrações são muito importantes para o desenvolvimento da história, porque ajudam a estimular a imaginação das crianças”, avalia a escritora.

Formada em Letras com mestrado em Linguística e especialização em Fundamentos da Cultura e das Artes, Márcia viu no livro a oportunidade de dividir com o público infantojuvenil seu apreço por obras de grandes pintores. “Após uma viagem que fiz a Europa, a vontade de fazer o livro ficou ainda mais forte, como uma maneira de despertar nas crianças o interesse pelo maravilhoso mundo da arte”, acrescenta.

Com 66 páginas e prefácio de Ude Baldan, professora doutora em Estudos Literários da Unesp, o livro será lançado pela Editora Chiado em quatro países: Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. O livro também poderá ganhar edições em inglês e espanhol. “A editora Chiado é portuguesa e nos deu essa oportunidade de divulgar a obra em diversos países”, conclui a autora.

O evento de lançamento do livro terá as presenças de Márcia, Fernanda e Mazzon, que receberão os interessados e autografarão o livro. Mais informações sobre a obra no Facebook (/gatoxuxu).

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘Hoje é Dia de Museu – As Aventuras de Xuxu e Clarinha’
Dia: 17 de novembro
Horário: 19h30
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Editora: Chiado

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *