Educação & Cultura

XXVI Semana da Arquitetura é realizada na Uniara

Evento será promovido para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da universidade entre os dias 2 e 5 de maio

EDUCAÇÃO - Uniara e a semana da arquitetura

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara promove, para seus alunos, a XXVI Semana da Arquitetura. O evento será realizado entre os dias 2 e 5 de maio, das 19h às 22h, no Centro de Artes da instituição (Avenida Feijó, 1122, no Centro).
“A programação foi elaborada em conjunto com estudantes e professores do curso, e a ideia é fazer algo diferente dos outros anos, não só com coisas teóricas – sempre trazemos palestras, debates e afins. Este ano surgiu a ideia de fazermos algo mais dinâmico e ‘mão na massa’, e quisemos trazer mais para a prática aquilo que trabalhamos em sala de aula, que são criatividade, trabalhar com memória, patrimônio, intuição, a questão de produção de peças, de design, espacialidades, enfim, mexer com esse universo, que é o espaço e o ser humano”, inicia a coordenadora da graduação, Beatriz Aied.
A ideia, segundo ela, é revitalizar o pátio da unidade da Arquitetura por meio de oficinas. “Vamos trabalhar, em cada uma delas, com projetos: na ‘Mosaicos e Memórias’, vamos refazer alguns dos bancos que tínhamos, com mosaicos de cerâmica, que foram retirados porque já eram muito antigos. Deixamos só dois por questão de memória, pois foram feitos pela primeira turma de Arquitetura, então, vamos restaurá-los”, explica a docente.
A oficina, de acordo com ela, foi criada pela ex-aluna do curso, a arquiteta Denise Zakaib, “que vai trabalhar com os professores da graduação, Paulo de Tarso e Luciana Sperduti de Lima, o processo de criação desses desenhos e, depois, a execução dos mosaicos na unidade”. “A intenção é trabalhar com aproveitamento de restos de obras para falarmos bastante sobre descarte e sustentabilidade, além do processo de criação e elaboração desses desenhos e dessas artes com o mosaico”, completa a coordenadora.
Outra oficina, intitulada “Forma, Espacialidade, Estrutura”, será ministrada pelo também egresso do curso, Dib Elias. “Vamos trabalhar com o design de peças que se movem, como biombos, com elementos de madeira, que vão acabar fazendo uma composição com os espaços do pátio. A ideia é a elaboração de peças de design, sendo que os participantes irão elaborar desde o projeto até as peças em si. Temos a intenção de colocá-las em vários espaços, alternando-as de forma dinâmica”, detalha Aied.
“Paisagismo e Apropriação” é o nome de mais uma oficina que será realizada no evento. “Temos dois jardins grandes e estamos providenciando mudas e terra para os estudantes redesenharem e complementarem o espaço. Não vamos retirar nada do que existe lá, que são duas espécies de plantas e grama, mas sim trabalhar com mudas de plantas de pequeno porte resistentes para formarem um desenho no meio do jardim”, conta a professora.
Já a oficina “Zerart” será ministrada “para trabalhar com arte nos muros do fundo do pátio, onde temos painéis”. “A artista plástica Vera Mariotini, que pinta e dá aulas de arte, vai coordenar essa atividade, com processo de criação de desenhos coloridos e pinturas. Serão quatro oficinas nas quais os alunos poderão expressar seus talentos e suas atribuições tanto arquitetônicas quanto artísticas”, finaliza Aied.
Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *