AraraquaraSLIDER

Curso Ecoargila no Taquaral em Rincão

Curso Ecoargila no Taquaral em Rincão
O público prioritário do projeto são mulheres rurais com idades a partir de 20 anos que estejam desempregadas

 26ABR2017| 8h35

Reativado em 2014, o projeto social Ecoargila, desenvolve arte com argila no pequeno distrito rural do Taquaral no município de Rincão, incialmente foi direcionado para jovens locais e devido ao grande sucesso se estendeu para todas as turmas da escola municipal como disciplina de arte-educação em primeiro contato com as artes plásticas que possibilita o acesso à arte como linguagem expressiva e conhecimentos.

O distrito do Taquaral, fica localizado aproximadamente à 20 km da cidade e possui 1.500 habitantes, por 50 anos, já foi o endereço de 50 holarias de tijolos e telhas, mas com o passar dos anos muitas não resistiram e fecharam, devido às leis trabalhistas e de meio ambiente, além das indústrias que surgiram. Atualmente, cerca de 10 holarias estão em funcionamento e a maioria da população vive da extração de areia e argila da região. Sem trabalho, a mão de obra de trabalhadores rurais foi direcionada para a colheita das monoculturas de cana e laranja.

         Com o objetivo de gerar renda e agregar valor ao local que possui argila de alta qualidade, o projeto Ecoargila se estende através de curso gratuito para a produção de peças artesanais utilitárias, que visa oportunizar a comunidade rural do Taquaral. O Fundo Social de Rincão está cadastrando pessoas interessadas em participar do projeto devem comparecer na EMEF Maria Ignês Menin Biffi no Taquaral, com RG, CPF e Carteiras de Trabalho de todos que moram na mesma residência. O público prioritário são mulheres rurais com idades a partir de 20 anos que estejam desempregadas.

         Théo Bratfisch, presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, em cadeia produtiva com entidades e instituições para o desenvolvimento sociocultural e econômico sustentável pelo Turismo, esclarece que a proposta é que o distrito rural de Rincão seja incorporado ao roteiro turístico regional em fase de implantação.

Na foto, Théo Bratfisch e a artista plástica Angélica Bombarda em visita ao projeto Ecoargila, com a arte-educadora Lucia Lílian, o vereador Antonio Valentim Bergamasco e a diretora do Fundo Social de Rincão, Silvani Alves.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *