Politica

Deputados elegem novo presidente da Câmara em sessão marcada para 16h

Deputados elegem novo presidente da Câmara em sessão marcada para 16h  
Até agora, 14 candidatos se inscreveram, mas este número ainda pode aumentar, já que o prazo de registro de candidaturas só termina ao meio-dia
11:19| 13/07/2016
Presidência da Câmara

Os deputados federais elegem nesta quarta-feira, dia 13, o novo presidente da Câmara em sessão marcada para começar às 16h. Quem vencer a disputa cumprirá os sete meses restantes – até fevereiro de 2017 – do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo na última quinta-feira (7).

Até agora, 14 candidatos se inscreveram, mas este número ainda pode aumentar, já que o prazo de registro de candidaturas só termina ao meio-dia. Os principais nomes do pleito são Rogério Rosso (PSD-DF), líder da bancada e representante do chamado centrão, grupo de partidos ligados a Cunha; Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta o apoio do PSDB e PSB; e Marcelo Castro (PMDB-PI), ex-ministro da Saúde do Governo Dilma Rousseff e considerado um desafeto de Cunha. Até às 15h, uma hora antes da votação, os candidatos registrados podem cancelar sua participação.

A votação será secreta pelo sistema eletrônico. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna será sorteada às 13h. Cada candidato terá dez minutos para apresentar suas propostas.

Para ser eleito, o candidato precisa conseguir a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno. Se isso não ocorrer, haverá um segundo turno, que será disputado entre os dois mais bem votados. O segundo turno será aberto uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para discursar.

Veja os candidatos:

Centrão

Rogério Rosso (PSD-DF)

Beto Mansur (PRB-SP)

Carlos Gaguim (PTN-TO)

Carlos Manato (SD-ES)

Cristiane Brasil (PTB-RJ)

Esperidião Amin (PP-SC)

Fausto Pinato (PP-SP)

Fernando Giacobo (PR-PR)

PMDB

Marcelo Castro (PI)

Fábio Ramalho (MG) – candidatura avulsa

DEM

Rodrigo Maia (RJ)

Independentes

Evair Vieira de Melo (PV-ES)

Luiza Erundina (PSOL-SP)

Miro Teixeira (Rede-RJ)

Estadão

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *