BrasilSLIDER

Educação a distância e tecnologias de Informação e Comunicação

Educação a distância e tecnologias de Informação e Comunicação
Pesquisa é desenvolvida na Unesp de Araraquara

06JUN2017|  11h46 - JOSÉ ANGELO SANTILLI

A tese de doutorado EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: estudo exploratório do processo de produção dos materiais didáticos audiovisuais sob a ótica da equipe multidisciplinar’, de Nirave Reigota Caram, sob orientação do Prof. Dr. JOSE LUIS BIZELLI, será defendida dia 27 de junho, às 9 h, no Anfiteatro C, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Também integram a banca examinadora: Prof. Dr. SEBASTIÃO DE SOUZA LEMES; Prof. Dr. EDMUNDO ALVES DE OLIVEIRA; Prof. Dr. SILVIO HENRIQUE FISCARELLI; e Profa. Dra. SONIA APARECIDA CABESTRÉ

RESUMO
O cenário atual é caracterizado por mudanças significativas devido, entre outros fatores, da adoção das novas tecnologias nos campos social, econômico e cultural. A informação tornou-se o produto mais valioso na sociedade contemporânea, que é mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Assim, o campo educacional, acompanhando tais mudanças, também se adaptou fazendo uso das novas tecnologias no ensino.

A tecnologia surge, então, para diminuir distâncias na formação dos indivíduos fomentando a discussão sobre o livre acesso e a democratização da educação. Assim, a modalidade a distância na educação superior se expandiu rapidamente, surgindo diversas iniciativas fazendo uso de Materiais Didáticos Audiovisuais de diferentes formatos para a transmissão do conteúdo. Atualmente a educação a distância é regulamentada no Brasil e possui diretrizes de qualidade traçadas pelo Ministério da Educação (MEC) em documentos oficiais.

Neste contexto, surgiu a proposta da presente pesquisa em analisar a produção dos Materiais Didáticos Audiovisuais de Instituições de Ensino Superior (IES) a distância e a qualidade envolvida no seu processo a partir da ótica das equipes multidisciplinares. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos principais assuntos da temática e, posteriormente, uma pesquisa documental com a finalidade de embasar o estudo e direcionar para a fase empírica, etapa subsequente da investigação.

A coleta de dados, do tipo qualitativa, foi realizada em duas instituições de ensino superior que ofertam cursos na modalidade a distância, com o objetivo de refletir sobre a percepção de qualidade no processo de produção dos materiais a partir das manifestações verbais dos profissionais dos NEaDs. Assim, foram realizadas entrevistas com gestores, docentes conteudistas e produtores técnicos das instituições escolhidas para a investigação e colhidas amostras dos materiais didáticos audiovisuais que foram analisados por meio do método de Análise de Conteúdo de Bardin.

A partir deste levantamento de dados e, posterior análise, foi possível concluir que a percepção de qualidade em EaD ainda não está suficientemente definida pelas IES, pois a implantação desta modalidade de ensino é trabalhosa e onerosa e, portanto, carece de muito planejamento e uma visão inovadora do conceito de educação, que agora pode ser estabelecida por meio da virtualidade. Foi possível concluir também que, para a expansão desta modalidade de ensino, é necessário maiores esforços do governo federal, sendo urgente a atualização do documento balizador do conceito de qualidade pelas IES, os Referenciais de Qualidade para a Educação a Distância.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *