AraraquaraSLIDER

Pesquisa mostra avaliação positiva dos usuários do transporte público urbano em Araraquara

Pesquisa mostra avaliação positiva dos usuários do transporte público urbano em Araraquara
“Como vereador, acompanhamos a execução do contrato de concessão do transporte coletivo urbano pelo CAT

30SET2017|  6:39   -  IMPRENSA CAM - Foto: Câmara Municipal de Araraquara

Pesquisa qualitativa de opinião indica que o serviço prestado pelo Consórcio Araraquara de Transportes (CAT) tem avaliação positiva dos usuários do transporte público urbano.   O resultado da pesquisa foi um dos temas de reunião realizada esta semana na Viação Paraty, entre o presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB); o diretor do CAT, Mauro Herszkowics, o diretor do CAT e presidente da Viação Paraty; Gustavo Herszkowicz, diretor da Viação Paraty e o gerente do CAT, Carlos Aureliano.

“Como vereador, acompanhamos a execução do contrato de concessão do transporte coletivo urbano pelo CAT. Houve uma grande melhora no transporte na cidade como demonstra a pesquisa. Existem questões pontuais que estão sendo ajustadas e outras que já estão no planejamento para que sejam feitas as mudanças necessárias, conforme nos informou o diretor do CAT. Com a criação da Ouvidoria do CAT foi aberto um canal de comunicação direto com os usuários, cuja participação é fundamental para aprimorar os serviços prestados pelo consórcio”, disse Yashuda.

De acordo com a pesquisa, comparando a operação atual à gestão anterior (CTA), 68% avaliam que o CAT realiza um trabalho melhor, enquanto 5% acreditam que o serviço piorou. O restante, 23% entende que não houve alteração quanto à qualidade do serviço prestado. Para 58% dos entrevistados, o transporte de ônibus na cidade está entre ótimo e bom; 28% avaliam como regular e 14% julgam ruim o serviço oferecido no município.

Os destaques positivos da avaliação foram ônibus e motoristas. Os ônibus foram aprovados com 76% de avaliações ótimo e bom, diante de apenas 6% de reprovação (ruim ou péssimo). Na comparação com a CTA, 64% acreditam que está melhor, diante de apenas 3%que entendem ter piorado. Nos quesitos limpeza e conservação a aprovação é de 78% dos entrevistados. No item pontualidade, a percepção de melhoria em relação ao transporte operado pela CTA é de 86%.

Em relação aos condutores, a aprovação sobre a educação e atenção chega a 78%. Quando questionados sobre a educação dos motoristas para com idosos e pessoas com deficiência, 74% dos entrevistados avaliaram de maneira positiva.

Quando a pergunta é sobre a apresentação e asseio dos motoristas a avaliação é positiva para 84% dos entrevistados. 76% avaliaram positivamente o cuidado dos motoristas no embarque e desembarque dos passageiros. 79% aprovam a obediência dos motoristas aos sinais para embarque e desembarque e, concluindo, 70% se sentem seguros com a maneira com que o motorista conduz o ônibus.

“Os dados obtidos com a pesquisa nos permitem traçar o perfil dos usuários, confirmar acertos e evidenciar pontos de melhorias, direcionando os próximos passos de maneira mais assertiva e em consonância com as expectativas dos cidadãos de Araraquara. O índice de aprovação nos dá a certeza de estamos no caminho certo e nos motiva a melhorar a cada dia”, disse Mauro Herszkowicz.

CAT

O CAT, que reúne as empresas Cruz a Viação Paraty, iniciou a operação das linhas do transporte público na cidade em maio de 2016, implementando diversas ações que incluem frota 100% zero quilômetro; modernização no sistema de bilhetagem eletrônica, com a implantação dos cartões “Novocard” e substituição dos coletores de embarque nos ônibus, que passaram a ser equipados com câmeras que permitem a leitura biométrica facial, garantindo maior confiança e segurança aos portadores do cartão; implantação do sistema de monitoramento operacional dos veículos, via GPS; implantação da Central de Informações e Ouvidoria CAT; implantação de câmeras no interior dos ônibus, para oferecer maior segurança a passageiros e funcionários; além da contratação de 326 colaboradores.

A pesquisa qualitativa de opinião foi realizada ela empresa Factual Pesquisa Ltda e tem um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *