Araraquara

Vereadores participam de entrega do prédio da Fatec

Vereadores participam de entrega do prédio da Fatec
Representando o Governo do Estado, Laura Laganá, superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, elogiou as

21DEZ2016| 8:47
Imprensa CAM

A partir de agosto de 2017, mais de 1.200 jovens de Araraquara terão a oportunidade de estudar na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). O prédio da nova unidade foi entregue na tarde desta terça-feira (20), no Jardim Santa Clara, com a presença de diversas autoridades.

O vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), discursou representando a Câmara. “Dia histórico para quem mora nessa região. Queria agradecer o prefeito Marcelo Barbieri, o presidente Elias Chediek por ter me dado a honra de falar hoje em nome da Câmara Municipal, o trabalho realizado pelo deputado estadual Roberto Massafera para o nosso município e todas as pessoas que participaram desse processo. A formação e a capacitação técnica dos nossos jovens são fundamentais para conseguirmos atrair cada vez mais empresas para a nossa cidade. A principal referência aqui da região era a penitenciária e hoje estamos mudando essa imagem, a Fatec será a referência. Só essa obra já valeu o meu mandato”, afirmou.

O deputado estadual Roberto Massafera também participou da entrega. “Em 1993, quando fui prefeito, lutamos para instalar a Fatec no Industrial com ajuda do Pedro Baptistini, mas acabou não dando certo. Esta obra nos enche de orgulho porque a educação da Fatec é muito eficiente. 95% dos alunos já saem com colocação profissional.”

Representando o Governo do Estado, Laura Laganá, superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, elogiou as instalações. “É uma alegria estar aqui hoje comemorando a entrega dessa obra. Fiquei encantada. Araraquara merecia e essa Fatec vai abrigar milhares de jovens que têm sonhos. O que o nosso país precisa é de gente qualificada. O Centro Paula Souza tem auxiliado nisso também e constatamos bons resultados todos os anos. Esses cursos vão fazer a diferença nas vidas dos futuros alunos. Saio daqui com a missão de equipar todas essas instalações para em agosto já iniciarmos as aulas”.

Ainda segundo a superintendente, os cursos serão disponibilizados em todos os períodos (manhã, tarde e noite) e haverá concurso público para a contratação de professores, mas alguns serão transferidos das unidades de Taquaritinga e São Carlos.

Para o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), “a obra está pronta. Agora é só equiparmos as instalações para recebermos os alunos em agosto. Essa foi uma luta antiga, desde o mandato do Massafera em 1993, que muito nos ajudou na conquista dessa obra. Tínhamos um grande número de alunos que iam para Taquaritinga estudar na Fatec e já era hora de Araraquara ter uma unidade. Nossa Etec Anna de Oliveira Ferraz é uma das melhores do interior. Já tínhamos um bom ensino médio/técnico, mas faltava o ensino superior/tecnológico. E sem o apoio dos nossos vereadores não teríamos essa obra. Receberemos alunos de toda região: Gavião Peixoto, Santa Lúcia, Rincão, Américo Brasiliense. O prédio da Fatec já virou uma referência nessa região e é, sem dúvida, uma grande conquista para Araraquara”, exaltou.

O prédio da Fatec Araraquara tem 7.800m² construídos em uma área total de 14.357m², e o investimento de R$ 22,4 milhões é oriundo do Governo do Estado. A Prefeitura cedeu a área com toda estrutura de pavimentação, guias e sarjetas, além de iluminação pública e rede de água e esgoto.

A sede vai abrigar 18 salas de aulas, 13 laboratórios, biblioteca, auditório para 222 lugares, salas administrativas/pedagógicas e sanitários com acessibilidade, entre outros ambientes.

Serão oferecidos na unidade de Araraquara os cursos superiores de Fabricação Mecânica, Gestão Empresarial e Segurança da Informação. De acordo com o cronograma do Governo do Estado, o início das aulas está previsto para o 2º semestre de 2017.

A Fatec está localizada na avenida Maria Fernandes de Abreu, s/nº, no Jardim Santa Clara.

Também estiveram presentes os vereadores Elias Chediek (PMDB), João Farias (PRB), José Carlos Porsani (PSDB), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), Pedro Baptistini (PDT), Jair Martineli (PMDB), Geani Trevisóli (Democratas), Roberval Fraiz (PMDB) e William Affonso (PDT); o vereador eleito Gerson da Farmácia (PMDB); a presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri; os secretários municipais André Beraldo (Governo), Valter Léo Rozatto (Obras Públicas e Serviços Públicos), José Antonio Delle Piagge (Meio Ambiente) e Arary Ferreira (Educação); o diretor administrativo e financeiro do Departamento de Água e Esgotos (DAAE) Paulo Sérgio Piffer; Paulino Castro, engenheiro responsável pela obra; e o prefeito reeleito de Gavião Peixoto Gustavo Piccolo.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *