Brasil

Pesquisador do CDMF realiza missão científica nos EUA

Pesquisador do CDMF realiza missão científica nos EUA

| IDNews|Brasil | CDMF | José Angelo Santilli

IDN/Pesquisas

Entre os dias 1º e 14 de outubro, Renato de Figueiredo Jardim, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), realizou uma missão científica na San Diego State University, em San Diego, EUA.

Na missão, o pesquisador deu continuidade aos trabalhos de investigação científica conduzidos em novos materiais supercondutores não centro simétricos, os quais apresentam ausência de simetria de inversão nas suas estruturas cristalinas.

Esses novos materiais, a base de rênio (Re), proporcionam uma oportunidade excelente para o estudo que envolve a possibilidade de ocorrência de novas fases eletrônicas em supercondutores assim como a mistura de diferentes tipos de pareamento eletrônico. Essa atividade deu andamento a projeto de investigação conduzido em colaboração com grupo de pesquisa liderado por Milton Torikachvili, professor do Physics Department at San Diego State University.

Jardim também aproveitou a missão para dar andamento ao projeto de desenvolvimento de amplificadores paramétricos baseados em Superconducting Quantum Interference Devices (SQUID), destinados à leitura de qubit, no sentido de promover um melhor entendimento de sua
impedância elétrica. Essas atividades foram conduzidas junto ao
grupo de pesquisa de Kyle Sundqvist, também professor da Physics Department at San Diego State University.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Foto: CDMF/Divulgação

Legenda: Professores Renato Jardim (esquerda) e Milton Torikachvili (direita) durante a visita científica junto ao Department of Physics da San Diego State University, San Diego, CA, USA.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *