Araraquara

Alunos de Farmácia da Uniara criam a Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica

Alunos de Farmácia da Uniara criam a Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

Conteúdos serão postados no Instagram da LAAF

IDN – Interior – Araraquara

Alunos do segundo e terceiro anos do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara criaram a Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica – LAAF, coordenada pelo professor Leonardo Gorla Nogueira. Os conteúdos são postados no endereço www.instagram.com/laaf.uniara.

“A proposta da Liga é visar à conexão entre os estudantes de Farmácia e a comunidade de Araraquara por meio de ensino, extensão e pesquisa. A LAAF surgiu após conversas que tive com a vice-presidente, Gabriela de Cássia Gasparoti. Posteriormente entrei em contato com o professor Leonardo, e ele nos instruiu sobre o que era necessário para se criar uma liga. A partir disso, montamos a diretoria com base em experiências, personalidades, vivências e responsabilidades de cada membro. Como temos grande interesse pela área de assistência e atenção farmacêutica, vimos a necessidade de beneficiar a população por meio de serviços e eventos, além de também beneficiar os nossos colegas de curso por meio da produção científica e da organização de congressos e simpósios”, explica o presidente da LAAF, Igor Henrique Cerqueira.

Nogueira comenta que a Liga é um complemento para os estudantes. “A graduação e a profissão de Farmácia são muito ricas, sendo que existem diversas áreas de atuação, e a atenção farmacêutica está crescendo, ainda mais depois da resolução 586/2013, que coloca que o farmacêutico pode prescrever. Os alunos têm essa disciplina no segundo ano, o que já os desperta para a importância do trabalho do profissional no uso racional de medicamentos. Estamos pensando em projetos de extensão, nos quais abordaremos pacientes com várias patologias, como hipertensos, diabéticos, alérgicos, gestantes etc.”, revela o docente.

Ele detalha que serão feitas reuniões fora do horário de aula uma vez por mês ou a cada quinze dias. “Nelas, discutiremos casos clínicos e tentaremos trazer a vivência de profissionais para os alunos, sem contar que também estamos trabalhando em projetos de pesquisa e organizando um simpósio por ano, ou seja, queremos ir a fundo no universo da assistência e atenção farmacêutica, quebrar paradigmas e mostrar aos estudantes a importância desse trabalho para que, quando se formarem, consigam mudar essa realidade que vivemos hoje em dia, em que a farmácia se tornou um local de comércio e pouco de saúde”, aponta.

A coordenadora do curso, Thalita Pedroni Formariz Pilon, acrescenta que Nogueira é da área de assistência farmacêutica, “e eu, como coordenadora, também ajudarei os estudantes”. “Criamos um Instagram para a divulgação da Liga e para informar a população sobre a assistência e a atenção farmacêutica. Achamos importante ter uma liga para ajudar a comunidade e os profissionais da área de saúde, principalmente neste momento de pandemia de coronavírus – Covid-19 em que estamos vivendo. Estou muito orgulhosa desses alunos. Para mim, é uma honra poder ajudá-los, e agradeço ao professor Leonardo por ter encabeçado tudo isso”, declara.

Cerqueira lembra que será realizado um processo seletivo no começo do segundo semestre para os alunos do segundo ao quarto ano da graduação que quiserem participar da liga. “O restante das informações, como edital, data de inscrição e resultado dos aprovados, será divulgado na nossa página do Instagram”, finaliza.

Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

 

Integrantes da LAAF

Igor Henrique Cerqueira – Presidente

Gabriela de Cássia Gasparoti – Vice-presidente

Maria Júlia Mieli – Diretora de marketing

Isabela Harumi Iochida – Diretora acadêmica

Jean Carlos Ferreira Machado – Diretor científico

Vitória Maria Medalha Colturato – Diretora financeira

Leonardo Gorla Nogueira – Coordenador da Liga

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *