A internet terá papel importante na participação popular

A internet terá papel importante na participação popular
Candidato respondeu perguntas de internautas sobre o Orçamento Participativo e adiantou que reuniões para definição de prioridades começam em fevereiro

9.12| 25SET2016
Edinho Silva

O candidato a prefeito Edinho Silva, da coligação “O Melhor para Araraquara” (PT, PP, PR e PCdoB), participou nessa sexta-feira (23) de mais um “Face to Face”, respondendo perguntas dos internautas, com transmissão ao vivo pelo Facebook (/EdinhoSilvaAraraquara). Ao lado da deputada estadual Márcia Lia, o candidato falou sobre o novo Orçamento Participativo (OP), ferramenta de participação popular que voltará em seu governo. “A internet terá papel importante no Orçamento Participativo, para que sejam definidas as áreas onde haverá investimento em cada região, antes dos debates e votações presenciais”, disse Edinho.

Edinho adiantou que a internet também será aliada em seu governo para avaliação da qualidade dos serviços públicos. “Os conselhos municipais utilizarão a internet para que seja avaliado o atendimento em unidades de saúde e outros serviços”, explicou.

Segundo Edinho, seu governo retomará os conselhos das mulheres, dos negros, das pessoas com deficiências, do desenvolvimento urbano, esporte e cultura, entre outros, além de fortalecer os que já existem, como os conselhos de saúde e educação, para que a população possa debater as políticas públicas em cada área.

Para Márcia Lia, primeira coordenadora do OP, além de democratizar o poder de decisão sobre os investimentos, o programa foi importante ferramenta de educação da população sobre o Orçamento Municipal. “As pessoas aprendiam sobre receita, despesa, como era feito o Orçamento. E os secretários iam às reuniões nos bairros, para serem cobrados pela população”, lembrou.

Custos

Respondendo pergunta sobre a estimativa de custos para as obras do OP, Edinho explicou que, se eleito, em fevereiro de 2017 começará a realizar plenárias regionais para levantar prioridades dos bairros, além das plenárias temáticas voltadas a mulheres, idosos, deficientes físicos, negros e jovens. “Teremos também a plenária das cidades, onde serão debatidas obras para todo o município. Foi por meio dela que foi definida a construção do Pronto Socorro do Melhado”, lembrou.

Após definição das prioridades, será feito o levantamento de custos dos projetos e os valores serão inseridos no Orçamento de 2018. “As obras definidas pela população serão aprovadas no Orçamento e virarão lei. Foi por meio do OP que distribuímos programas, projetos e obras a partir da decisão da população. Foi assim que pavimentamos ruas de bairros que haviam sido construídos nas décadas de 50 e 60”, continuou Edinho.

Selmi Dei

Outro tema debatido no Face to Face foi a falta de água na região do Jardim Roberto Selmi Dei, problema que vem ocorrendo semanalmente. Para Edinho, isso é resultado da falta de planejamento da prefeitura, que construiu no bairro um conjunto habitacional com 3 mil casas sem oferecer estrutura básica para as famílias viverem com dignidade.

“São 3 mil casas, uma média de 12 mil pessoas, morando em uma região sem creche, posto de saúde, escola, área de lazer ou programas sociais. E a mais terrível prova da falta de planejamento é terem construído as casas sem um reservatório de água para abastecer as famílias. Nós vamos resolver esse problema em nosso governo”, afirmou Edinho.

Saúde

Para Edinho, grande parte da desorganização da saúde na cidade se deve ao fechamento do Pronto Socorro do Melhado e das farmácias dos postos de saúde, que serão reabertas em seu governo. “O paciente diabético que vai ao seu posto e não encontra o remédio, e depois vai para o posto de outra região e também não encontra, acaba desistindo e saindo do programa”, explicou o candidato.

Edinho se comprometeu ainda a recuperar o plano de saúde dos servidores municipais, que foi criado em sua administração. “Também vamos reavaliar o Plano de Carreira dos servidores, assim como as perdas salariais e a defasagem no tíquete alimentação. E, junto com os servidores, vamos recuperar o DAAE, que voltará a ser referência”, concluiu Edinho.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *