Araraquara

Abertura de museus aos finais de semana e feriados é sugerida à Prefeitura 

Autora da proposta, vereadora Fabi Virgílio (PT) afirma que recebe esse pedido com frequência por parte da população 

Foto: Prefeitura Municipal de Araraquara


A abertura de museus de Araraquara aos sábados, domingos e feriados foi sugerida pela vereadora Fabi Virgílio (PT) para a Prefeitura. Na indicação, a parlamentar propõe o horário de funcionamento nessas datas das 9 às 17 horas ou mediante agendamento.

Fabi justifica que recebe essa demanda da parte de moradores. “Nosso mandato recebe com frequência questionamentos da população quanto a este horário de funcionamento restrito e que cabe apenas a espaços de prestação de serviços de âmbito administrativo”, explica.

A rede de museus de Araraquara atualmente atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. É o caso do Museu do Futebol e Esportes Vicente Henrique Baroffaldi, do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa) e do Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”.

A vereadora lembra que o município ainda possui o Museu da Imagem e do Som (MIS) “Maestro José Tescari”, que fica dentro do Arquivo Histórico Municipal, e o Memorial Tróleibus, que estava instalado no primeiro ônibus tróleibus construído no Brasil, na Praça do Daae — mas foi retirado do local para reforma e está desativado em uma área da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana.

“A ampliação dos horários de funcionamento desses quatro museus em atividade atualmente já ofereceria uma opção de programa cultural aos finais de semana e feriados para a população em geral. Beneficiaria especialmente as famílias com crianças e adolescentes, que estão nas escolas no horário em que hoje os museus estão abertos. Isso se faz necessário para que nossos aparelhos culturais sejam de fato prestigiados e não se tornem espaços obsoletos e passem a dialogar com a prática cultural dos grandes centros”, diz a parlamentar.

Em relação a argumentos de que a ampliação de datas geraria maiores gastos financeiros, Fabi ressalta “ser comum os aparelhos culturais não atenderem às segundas-feiras e até às terças-feiras, como forma de compensação de folgas por abrir aos finais de semana”.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *