Araraquara

Agenda Cultural; Araraquara

Final de semana com feiras, dança, música, oficina, teatro, circo, exposições e cinema 

ARARAQUARA – Agenda Cultural, feiras, dança, musica, cinema e muito mais

Foto: Divulgação Prefeitura de Araraquara

Feiras

      O final de semana reserva mais feiras de economia criativa. No sábado (29), das 15 às 22 horas, tem a Feira Pets & Vegs no Parque Infantil, no Centro. Já no domingo (30), das 9 às 17 horas, GiraFeira no Parque Natural Municipal do Basalto.

Dança

Celebrando o Dia da Dança, no sábado (29), às 19 horas, tem apresentações públicas de artistas, estudantes e escolas de dança. É grátis, no Teatro de Arena, no Melhado.

Música I

O Sesi apresenta Taryn Szpilman – Um século de Jazz e Blues: Dos anos 1920 a 2020, no sábado (29), às 20 horas. A cantora e atriz Taryn Szpilman evoca em suas performances a estética das atrizes e pinups do cinema de Hollywood dos anos 1940 e 1950, apresentando o seu espetáculo que conta a história de um século de Jazz e Blues, das raízes às suas vertentes como o rock clássico, a bossa nova e a soul music, com arranjos exclusivos e conceito artístico pioneiro e inovador. O público é envolvido e transportado em uma viagem no tempo através de canções que trazem à tona emoções e memórias de diversos momentos. Saiba mais aqui.

Dia do Ferroviário

      No domingo (30), das 10 às 17 horas, no Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”, na antiga Estação Ferroviária, será celebrado o Dia do Ferroviário. Na programação, Feira de Artesãos (10 horas), “Viola na Praça” (12 horas) e samba com Ligia Teubl e Pedro Luiz (14 horas). Haverá também Museu Aberto e Sala de Ferromodelismo. Grátis!

Música II

Segunda (1), na Festa do Trabalhador – “Araraquara: Morada da superação e da união”, shows com Chico César, Lucy e os Astronautas (rock nacional), Matte Rap (hip hop), Nayara Inorro (sertanejo), Samba do Mestre Irá (samba e MPB) e Tocaya (música eletrônica/DJ). É a partir das 14h30, na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária. Grátis!

Oficina

A oficina criativa Conectus, com Crialudis, convida crianças e famílias a investigarem as possibilidades de construções e outras criações com diversas formas geométricas furadas e hastes de tamanhos variados, que possibilitam muitos encaixes e conexões. A partir de 3 anos. Grátis, na segunda-feira (1), das 14 às 17 horas, na Convivência Externa do Sesc.

Teatro

Uma canseira tem se impregnado por todos os cantos. Na cidade, tudo parece normal até que paremos para olhar com mais detalhes a devastação que nos cerca. E se um ser fantástico se teletransportasse de uma outra dimensão para a Terra, o que ele sentiria ao presenciar esse cotidiano em ruínas? Confira em Esperar Cansa – Uma instalação performática, com Victor Ferrari. É na segunda-feira (1), das 15 às 16 horas, no Hall de Entrada do Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Circo

Um espetáculo-quermesse para arrecadar afetos e pertencimentos através do circo, do teatro, da música, propondo um encontro em um ambiente acolhedor e comunitário. No espetáculo Circo da Cuesta, com Cia Beira Serra de Circo e Teatro, haverá números de malabarismo, tecido acrobático, lira, acrobacias de solo, mágica e corda bamba acompanhados de música regional ao vivo. Na segunda-feira (1), das 16 às 17 horas, na Convivência do Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Exposição I

O Museu Voluntários da Pátria apresenta a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, com obras deste artista de Araraquara que faleceu em 2010. Suas obras estão distribuídas por todas as salas do museu, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas, reunindo um total de 23 obras. A exposição segue até o dia 2 de junho de 2023, com visitação das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Exposição II

Xilograffiti pode ser definida como uma plataforma colaborativa de arte, educação e conexão. Com assuntos de interesse popular – como a xilo e os cordéis, o grafite e o estêncil –, o programa explora as potencialidades de conexão entre diferentes artistas e públicos para provocar choques criativos estimulantes tanto na teoria como na prática. A mostra traz artistas e coletivos de diversas idades e regiões do Brasil e promove a valorização das cenas artísticas locais e seus atores através de diversas ações culturais, como a Feira de Zines e Artes Gráficas e o Projeto Outdoor. Visitação até 16 de julho, no Sesc, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Agendamentos pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone: (16) 3301-7528.

Cinema

Na quarta-feira (3), das 20 às 21 horas, o Sesc exibe o filme de comédia Sherlock Jr. – Projeto Sussurros de Cinema com Choro da Casa, de Buster Keaton. Um projecionista está estudando para ser detetive e está apaixonado por uma moça. Quando ele a pede em casamento, seu rival rouba a corrente do relógio do pai da menina e o incrimina. O desapontado projecionista volta ao seu trabalho e, enquanto projeta o filme, acaba por dormir. O filme será acompanhado de trilha ao vivo realizada pelo projeto Choro da Casa. Grátis e sem retirada de ingressos.

Confira os filmes em cartaz no Moviecom (Shopping Jaraguá):

– A Morte do Demônio – A Ascensão

– Deixados para Trás – O Início do Fim

– Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes

– John Wick 4: Baba Yaga

– O Chamado 4: Samara Ressurge

– Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya: O Começo

– Renfield – Dando Sangue Pelo Chefe

– Super Mario Bros. O Filme

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Center Lupo (Shopping Lupo):

– A Morte do Demônio – A Ascensão

– Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes

– Guardiões da Galáxia Vol. 3

– Jair Rodrigues: Deixa Que Digam

– Ninguém é de Ninguém

– Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya: O Começo

– Renfield – Dando Sangue Pelo Chefe

– Super Mario Bros. O Filme

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *