Araraquara

Agenda Cultural de Araraquara-SP

Final de semana com feiras, música, arte, circo, teatro, exposições e cinema 


Feiras 

 

No final de semana, as feiras de economia criativa marcam presença. No sábado (25), das 10 às 19 horas, tem Tô em Casa no Parque Infantil, em homenagem ao Mês das Mulheres. No domingo (26), das 8 às 13 horas, a Tô em Casa – Atalanta Run acontece na praça do Condomínio Portal das Tipuanas e, das 9 às 17 horas, é a vez da Feira do Botânico, no Jardim Botânico.

Combate ao racismo 

Nesta sexta-feira (24), às 18h30, tem continuidade o “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”, com lançamento do livro “A História Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense”, no Sesc. Em seguida, às 20h30, o Bloco Ilú Obá De Min traz um repertório de cantos e danças advindos das culturas populares, composições próprias e a força dos tambores. O protagonismo feminino marca o andamento desta apresentação que é, em essência, luta por uma sociedade menos racista, sexista, machista e discriminatória. Sem retirada de ingressos.

No sábado (25), a partir das 9 horas, tem oficina com o Grupo Ilú Oba de Min, no Palacete das Rosas. A atividade acontece também das 14 às 16 horas no Ginásio do Sesc, com vagas limitadas e entrega de senhas no local. A oficina enfatiza a sabedoria ancestral presente na gestualidade, no ritmo e na musicalidade de manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, trazendo gestos e movimentos enquanto modo de ser e estar no mundo.

Já na segunda-feira (27), às 8h30, Letramento Racial para supervisores e professores especialistas de currículo do Estado, na Diretoria de Ensino.

Circo 

No sábado (25), às 20 horas, tem circo na Convivência do Sesc. Composto por artistas mulheres de diversas modalidades circenses, o espetáculo VarietÉlas apresenta um show de variedades, permeando e colocando em xeque a luta da mulher na história e na atualidade, em suas particularidades circenses e pessoais esmiuçadas de forma artística. Com Pipa Luke, Bel Macari, Camila Pasquini, Luna e Troupe Guezá. Classificação 16 anos. Ingressos à venda aqui.

Jovens na Arte 

O Juventudes em Foco 2023 é uma ação em rede do Programa Juventudes, que tem como principal objetivo enfatizar a importância das juventudes brasileiras na inclusão de pautas importantes nos debates públicos e, também, por sua capacidade de mobilização, atuação e transformação. Nessa edição, a troca de ideias será sobre iniciativas que criam oportunidades ao jovem de conhecer linguagens e desenvolver seus interesses artísticos, a responsabilidade dos gestores públicos e seus impactos no território. Com Steyce Chaves, graduanda em Ciências Sociais na Unesp Araraquara e ex-assessora de Políticas para Juventudes da Prefeitura de Araraquara, Ras Kemet, MC, produtor musical e graduando em pedagogia na Unesp Araraquara, e José Lopes Nei, ativista dos Direitos Humanos com foco na criança e adolescente e Conselheiro Tutelar na cidade. Reconhecimento de Direitos das Juventudes e suas Relações com a Experiência Artística, neste sábado (25), às 15 horas, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Música 

Domingo (26), às 16 horas, tem show para curtir e cantar junto no Sesc. Djavan, Maria Rita, Elis Regina, Tom Jobim e outros nomes da MPB e Pop Nacional fazem parte do eclético repertório da cantora Fiah. Grátis e sem retirada de ingressos.

Teatro 

Os estudantes das turmas do curso Técnico em Teatro do Senac realizam atividades gratuitas na segunda-feira (27), a fim de celebrar o Dia Mundial do Teatro. A programação apresenta no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva intervenções teatrais (19h30), galeria de obras experimentais de Arte-Performance (20 horas) e Manifesto Evoé e Roda de Conversa (21 horas), com os convites gratuitos e reservados de maneira virtual aqui.

Exposição I 

 

Até o dia 16 de abril, a exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” estará disponível na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” e no Sesc. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.

 

Exposição II 

 

O Museu Voluntários da Pátria apresenta a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, com obras deste artista de Araraquara que faleceu em 2010. Suas obras estão distribuídas por todas as salas do museu, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas, reunindo um total de 23 obras. A exposição segue até o dia 2 de junho de 2023, com visitação das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

 

Cinema

Confira os filmes em cartaz no Moviecom (Shopping Jaraguá):

– Creed III 

– Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania 

– John Wick 4: Baba Yaga 

– Pânico VI 

– Shazam! Fúria dos Deuses 

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Center Lupo (Shopping Lupo):

– A Baleia 

– Creed III 

– John Wick 4: Baba Yaga 

– Pânico VI 

– Shazam! Fúria dos Deuses 

– Um Filho 

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *