Araraquara

Agenda Cultural em Araraquara – SP

Final de semana com animação, música, feiras, jogos, teatro, diversão, exposições e cinema 

ARARAQUARA, Cinema, Música, Teatro, Feiras, Jogos e muito mais

Foto: Divulgação Prefeitura de Araraquara

Animação 

Nesta sexta-feira (5), a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, exibição do filme “Café – um dedo de prosa”, exposição e bate-papo com diretor e equipe. Grátis.

Música I 

O Choro das 3 é um grupo formado por três irmãs: Corina (flauta), Lia (violão de 7 cordas) e Elisa (bandolim, clarinete, banjo, acordeon e piano). Tendo uma carreira reconhecida no país e no exterior, o grupo se dedica à música instrumental brasileira, tendo como base o choro, gênero instrumental genuinamente brasileiro. Nesta sexta-feira (5), no Garimpo do Sesc, às 20 horas. Grátis e sem retirada de ingressos.

Música II 

No sábado (6), tem shows musicais na abertura da Feira Popular na Passarela “Orival Ramalho”, ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), entre as avenidas São Paulo e Brasil. Entre as atrações, Marcos Leiva, às 10h30, e Banda Torta, às 12h30. Grátis.

Feiras 

Final de semana recheado por feiras de economia criativa. No sábado (6), das 17 às 22 horas, tem GiraFeira na Praça da Independência, no Centro. Já no domingo (7), das 10 às 15 horas, dentro do projeto “Viola na Praça”, Feira Sertaneja na Praça das Bandeiras, no Centro. E, das 17 às 22 horas, também na Praça das Bandeiras, Feira do Pôr do Sol.

Jogos 

O Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc disponibiliza, neste final de semana, videogame, computadores online e jogos de tabuleiro. No sábado (6), a atividade acontece das 14 às 16 horas. Já no domingo (7), das 14h às 17h30. Crianças pequenas devem estar acompanhadas de responsável. Grátis e sem retirada de ingressos.

Teatro infantil 

Um inventor maluco, seus brinquedos inusitados e uma boneca que tem vida, todos interagindo de maneira lúdica e proporcionando uma mágica visita ao imaginário infantil. Essa é a Fábrica de Brinquedos, com Cia LaMala. Na Convivência do Sesc, no sábado (6), às 16 horas. Grátis e sem retirada de ingressos.

Música III 

No sábado (6), às 20 horas, Ithamara Koorax celebra os 60 anos de histórico álbum gravado em março de 1963 por João Gilberto e Stan Getz, acompanhada por Hector Costita (sax tenor), Paula Faour (piano), Jorge Pescara (baixo), Cesar Machado (bateria), Arnaldo DeSouteiro (percussão e direção musical) e Rodrigo Lima (violão). O show contempla as canções do álbum “Getz/Gilberto”, além de outras raramente apresentadas em público. Ingressos no site e na bilheteria do Sesc.

Ruas de Lazer 

Ruas de Lazer – Esporte, lazer e cultura no Prefeitura nos Bairros movimenta a Área de Lazer do Jardim Martinez, na Praça Pública e Centro Esportivo “Engenheiro Alexandre Eberle Lupo”, localizada na Rua Papa Paulo VI, no domingo (7), das 10 às 13 horas. O evento terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (taekwondo, futebol, vôlei, futevôlei e atletismo) com os monitores das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos e ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça. Haverá ainda apresentação dos alunos de capoeira e danças urbanas, além de apresentações dos estudantes das Oficinas Culturais do Cras Yolanda Ópice e do Lar Rita Maria de Jesus.

K-pop 

No domingo (7), a partir das 14 horas, tem encontro no Sesc para quem está afim de se divertir com outras pessoas e dançar muito ao som dos melhores hits do K-pop e ainda fazer novas amizades. Para mais informações, acesse o site sescsp.org.br/araraquara.

Hip hop 

A partir das 17 horas do domingo (7), tem Batalha da Fonte na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, celebrando os 10 anos do evento. O carro-chefe da programação gratuita é a Batalha de Rima, com os MCs disputando a pontuação para o ranking geral.

Curso 

Conhecer a linguagem gráfica da colagem, saber mais sobre movimentos artísticos, como o Dadaísmo, o Surrealismo e a Pop Arte, e sobre artistas como Ray Man, Hannah Höch e os brasileiros Tide Hellmeister, Mariza Dias e Eduardo Recife, são os intuitos da oficina “Pensar a Colagem. Viver a Colagem.”, com Mauricio Planel. Grátis no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11), às 19 horas. Inscrições pelo Portal Sesc SP até 10 de maio.

Teatro 

Com o objetivo de desconstruir preconceitos e criar espaços de convivência e respeito às pessoas LGBTQIAP+, o Sesc São Paulo realiza em maio a 5ª edição do Legítima Diferença. Na unidade de Araraquara, na quinta-feira (11), tem o espetáculo “Manifesto Transpofágico”, com Renata Carvalho. Renata “se veste” com seu próprio corpo para narrar a historicidade da sua corporeidade. Renata se alimenta da sua “transcestralidade”. Come-a, digere-a. Uma transpofagia. O Corpo Travesti como um experimento, uma cobaia. Um manifesto de um Corpo Travesti. Informações sobre ingressos podem ser obtidas pelo site sesc.org.br/araraquara ou pelo telefone 3301-7500.

Exposição I 

O Museu Voluntários da Pátria apresenta a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, com obras deste artista de Araraquara que faleceu em 2010. Suas obras estão distribuídas por todas as salas do museu, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas, reunindo um total de 23 obras. A exposição segue até o dia 2 de junho de 2023, com visitação das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Exposição II 

Xilograffiti pode ser definida como uma plataforma colaborativa de arte, educação e conexão. Com assuntos de interesse popular – como a xilo e os cordéis, o grafite e o estêncil –, o programa explora as potencialidades de conexão entre diferentes artistas e públicos para provocar choques criativos estimulantes tanto na teoria como na prática. A mostra traz artistas e coletivos de diversas idades e regiões do Brasil e promove a valorização das cenas artísticas locais e seus atores através de diversas ações culturais, como a Feira de Zines e Artes Gráficas e o Projeto Outdoor. Visitação até 16 de julho, no Sesc, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Agendamentos pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone: (16) 3301-7528.

Cinema 

Confira os filmes em cartaz no Moviecom (Shopping Jaraguá): 

– A Morte do Demônio – A Ascensão

– Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya: O Começo

– Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes

– Guardiões da Galáxia: Volume 3

– Super Mario Bros. O Filme

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Center Lupo (Shopping Lupo): 

– Super Mario Bros. O Filme

– O Último Chamado de Maria

– A Morte do Demônio – A Ascensão

– Guardiões da Galáxia: Volume 3

– Ninguém é de Ninguém

– Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya: O Começo

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *