Araraquara

Agenda Cultural em Araraquara – SP

Final de semana com feiras, música, arte, teatro, brincadeiras, exposições e cinema

ARARAQUARA – Cultura

Foto: Divulgação Sesi

Música

Cantora e compositora de São Carlos, Mayra Aveliz já se apresentou em diversos festivais. Atualmente, trabalha no lançamento de seu primeiro álbum solo, intitulado Get In. Em seu show apresenta grandes sucessos do Blues e Soul, contando com a participação de um dos maiores nomes do Blues nacional, o guitarrista Netto Rockfeller. Nesta sexta-feira (17), às 20 horas, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Feiras

No final de semana, as feiras de economia criativa marcam presença. Na sexta-feira (10), das 18h às 22h30, tem Feira da Lua na Praça Paulo Elias Antonio (Chediek), na Vila Xavier. No sábado (11), das 10 às 19 horas, a Feira Tô em Casa acontece no Parque Infantil e, das 17 às 22 horas, é a vez da GiraFeira, na Praça do Santana. Já no domingo (12), a programação é encerrada pela Feira Pôr do Sol, das 17 às 22 horas, na Praça das Bandeiras “João Colturato ‘Zinho’”.

Combate ao racismo

Nesta sexta-feira (17), às 18h30, o Posto de Atendimento do Selmi Dei (Rua Dr. José Logatti, 1008, Jardim Adalberto Roxo I), receberá mais um evento integrante da agenda dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”. Trata-se da exibição do curta-metragem “O Casaco”, que será tema de uma roda de conversa na sequência.
Já na terça-feira (21), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional do Candomblé, a partir das 17h30, Celebração das Tradições de Matriz Africana – Caminhada com religiosos. O trajeto será da Câmara Municipal à Praça Santa Cruz.

Brincadeiras

No final de semana, no Sesc, os educadores do Curumim estarão a postos para muitas brincadeiras, jogos, desafios, histórias e descobertas. Hoje Tem Brincadeira?, sábado (18) e domingo (19), das 10 às 12 horas. Grátis e sem retirada de ingressos.

Arte para outdoor

O designer e artista gráfico Rico Lins dará uma oficina onde falará sobre palavra, imagem, impressão e escala aplicadas à produção gráfica e apresentará o projeto “Arte para Outdoor”. O designer orientará os participantes para construírem juntos artes gigantes que serão expostas em outdoors pela cidade – dando início ao processo para participação dos interessados. É no Sesc, no sábado (18), às 10h30. Evento presencial com transmissão ao vivo. As inscrições são pelo site: sescsp.org.br/programação/arte-para-outdoor.

Teatro

Neste final de semana, o Sesi apresenta o espetáculo de teatro “La Noche Que Jamás Existió” com a Cia. Escritório das Artes, trazendo a reflexão do que significa o sentimento mais nobre da humanidade, o amor. Ingressos gratuitos disponíveis em araraquara.sesisp.org.br. Nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), às 20 horas, com classificação 14 anos. A peça conta a história de um encontro, em uma noite no Palácio Real, entre a Rainha Elizabeth I e o dramaturgo William Shakespeare. A rainha pede a William que explique o que é o amor e exige sua total discrição. A conversa passa por temas como a diversidade de gênero e sexualidade. Ainda que o texto seja original, há no espetáculo fragmentos de sonetos e poemas de Shakespeare.

Teatro infantil

O espetáculo do sábado (18) do Sesc será no teatro, com Cia Pé do Ouvido, e conta a história de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Iauaretê e da jovem indígena Kamakuã. Juruá é um excelente caçador que passa a destruir a mata para se sentir mais poderoso do que os outros. Já Iauaretê-Mirim é um solitário canoeiro que vive buscando o sol e caçando as estrelas e, por isso, segue a jornada para se tornar pajé. Os Filhos de Iauretê, a Onça-Rei, a partir das 16 horas. Ingressos na bilheteria e no site (sescsp.org.br/Araraquara). Grátis até 12 anos.

Xilograffiti

No sábado (18), das 10h às 17h30, no Sesc, Festival Xilograffiti, com oficinas, bate-papo com artistas e uma Feira de Zines e Artes Gráficas que traz o encontro de artistas e editores locais para mostra e comercialização de zines, lambes, stickers, gravuras, livros de artista e outras publicações independentes. Além disso, celebrando a música nordestina, a DJ Simoníssima animará a Feira com clássicos e hits contemporâneos. Programação completa em sescsp.org.br/araraquara.

Dia do Artesão

No domingo (19), é comemorado o Dia do Artesão e, para celebrar a data, a partir das 16 horas, tem Feira de Artesanato na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. Às 17h30, acontece o show musical de André Peres e Lu Mani. No repertório, MPB, Pop Rock, além de uma homenagem ao cantor e compositor Belchior, com interpretação de diversas músicas de sua autoria.
No mesmo dia, dentro da celebração, tem GiraFeira no Parque Infantil, das 9 às 17 horas. A música será comandada pelo DJ Sam (Sérgio Martins) que levará o público a uma viagem no tempo com músicas que marcaram época. O duo André Peres e Lu Mani também marcará presença com seu som marcado por um repertório diversificado de MPB, pop rock e, em especial, uma homenagem ao cantor e compositor Belchior, com interpretação de diversas músicas de sua autoria.

Exposição I

Até o dia 16 de abril, a exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” estará disponível na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” e no Sesc. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.

Exposição II

O Museu Voluntários da Pátria apresenta a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, com obras deste artista de Araraquara que faleceu em 2010. Suas obras estão distribuídas por todas as salas do museu, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas, reunindo um total de 23 obras. A exposição segue até o dia 2 de junho de 2023, com visitação das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Cinema

Confira os filmes em cartaz no Moviecom (Shopping Jaraguá):
– 65 – Ameaça Pré-Histórica
– Creed III
– Gato de Botas 2: O Último Pedido
– Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
– Pânico VI
– Shazam! Fúria dos Deuses
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Center Lupo (Shopping Lupo):
– A Baleia
– Coração de Pai – São José
– Creed III
– Os Banshees de Inisherin
– Pânico VI
– Shazam! Fúria dos Deuses
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *