Educação & Cultura

Aluna de Biologia da Uniara estuda morcegos que habitam o Parque do Basalto

TCC de Graziela Pereira da Silva foi orientado pelo professor Olavo Nardy

“Inventário preliminar de quirópteros no Parque Ecológico Municipal do Basalto, Araraquara (SP)” é o título do Trabalho de Conclusão de Cursos – TCC da aluna da graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Graziela Pereira da Silva. O estudo foi orientado pelo professor Olavo Nardy.

“Os estudos realizados em áreas urbanas são importantes ferramentas para a manutenção da conservação da fauna e flora, devido ao grande crescimento das cidades, com o objetivo de se diagnosticar pela primeira vez a fauna de quirópteros de uma unidade de conservação urbana da Prefeitura de Araraquara, no Parque Ecológico do Basalto”, aponta Silva.

Ela destaca que a pesquisa “teve relevância social para contribuir para a preservação da ordem dos quirópteros frutívoros e insetívoros, que habitam as áreas urbanas e rurais”. “Por isso é de suma importância compreender os gestos e, contudo, o comportamento dos mamíferos noturnos. Assim, a sociedade poderá abranger a intenção do morcego”, diz a estudante.

Para o TCC, foram quatro dias de coleta em campo, de acordo com a graduanda. “Foram capturados três indivíduos de morcegos, sendo dois machos – um da espécie Artibeus lituratus e outro da espécie Carollia Perscillata – e uma fêmea – Artibeus lituratus –, que provavelmente estava grávida. Logo após, os quirópteros foram soltos novamente a natureza, utilizando-se rede de neblina, no período da tarde até a noite”, detalha Silva.

Nardy comenta que, “com a crescente da população humana, principalmente nas cidades, e o aumento das áreas urbanas, muitas áreas naturais têm se aproximado ou têm sido abraçadas pelas cidades”. “O conhecimento dessas áreas e a informação de quais espécies de fauna e flora ainda residem nesses lugares se torna de extrema importância”, ressalta o orientador.

Dessa forma, segundo ele, o conhecimento de espécies mais sensíveis, como anuros, lepidópteros e quirópteros, entre outros, como aranhas, libélulas e aves nesses locais, pode ser de grande auxílio na gestão da área e conservação da fauna em ambientes urbanos.

A coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, menciona que o TCC de Silva é fruto de uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Araraquara. “O Parque do Basalto ficou sob responsabilidade da Uniara por vinte anos e, durante esse período, a graduação desenvolveu muitos trabalhos no local. Hoje, administrado pela Prefeitura, foi transformado em unidade de conservação, a primeira do município, local propício para fins didáticos e pesquisa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *