Educação & Cultura

Aluna de Medicina Veterinária da Uniara estuda o habitat do lobo-guará, visando à conservação da espécie

Trabalho de Nathaly Travensolo do Couto foi contemplado com bolsa de iniciação científica da FUNADESP

A estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, Laura Nathaly Travensolo do Couto, foi uma das contempladas com uma bolsa de iniciação científica da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP pelo “Estudo sobre padrões de distribuição do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) no Brasil: uma análise histórica e modelagem de cenários futuros de alterações climáticas”, orientado pelo professor Guilherme Rossi Gorni.
“Meu projeto tem como objetivo o mapeamento do lobo-guará no Brasil, ou seja, onde a espécie, que é o símbolo do cerrado, vive. Sabemos que, com o avanço das cidades, não só esse animal como todos perdem território e acabam morrendo por vários motivos, como por atropelamento, em decorrência das queimadas etc.”, contextualiza Couto.
Ela explica que o trabalho vai “mapear os exemplares da espécie e modelar, por meio de programas estatísticos, sua distribuição potencial daqui algum tempo, levando em conta as alterações climáticas que já estão ocorrendo, com a finalidade de identificar áreas prioritárias para conservação e perpetuamento da espécie”.
“Basicamente, vamos ver onde tem lobo-guará, onde possivelmente ele vai continuar existindo e apontar quais lugares são importantes conservar para, assim, preservar essa espécie. Vamos seguir um calendário para o andamento do estudo, que começa em janeiro de 2024. Apesar disso, já comecei a coletânea de referências”, relata a aluna.
O lobo-guará é um ótimo dispersor de sementes na natureza, de acordo com ela. “Sem ele, possivelmente grande parte da vegetação do cerrado não se reproduziria em uma área tão extensa quanto esse bioma representa. A importância social mais relevante, a meu ver, seria exatamente essa, sendo que, além da perda da espécie, esse decréscimo populacional do animal influencia no decréscimo de várias espécies, principalmente vegetais que fazem parte de sua rede alimentar”, alerta Couto.
Gorni reforça que, de maneira básica, o estudo de sua orientanda trata da análise dos dados históricos do lobo-guará no estado de São Paulo. “Por meio desses dados, ela vai fazer uma modelagem matemática usando a inteligência artificial para prever a ocorrência e distribuição dessa espécie, segundo alguns parâmetros ambientais”, detalha o docente.
A pesquisa, segundo ele, gera informações para a conservação dessa espécie “porque isso vai possibilitar que nós analisemos os fragmentos vegetais no estado, e sabermos quais são as áreas prioritárias para a conservação, para tentarmos preservar essa espécie, que está bastante ‘apertada’ em termos de restrição de habitat, por conta da fragmentação do território”, finaliza o orientador.
Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *