Educação & Cultura

Revista Retratos de Assentamentos, da Uniara, está com chamada aberta para a submissão de artigos

Periódico atualmente está classificado como B2 no Sistema Qualis da CAPES

A revista Retratos de Assentamentos, publicada pelo Núcleo de Produção Científica da Universidade de Araraquara – Uniara, está com chamada aberta para a submissão de artigos. Os interessados podem submeter seus trabalhos pelo endereço www.retratosdeassentamentos.com.

“Esse periódico atualmente está classificado como B2 no Sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. É uma revista que acompanha o objetivo do nosso Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Uniara, que é tentar, por meio de uma abordagem interdisciplinar, compreender a relação entre as questões ambientais e as vulnerabilidades sociais, e entre o território e as políticas públicas”, explica a editora responsável pelo periódico e coordenadora do PPG-DTMA, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante.

Ela lembra que a publicação está aberta “a todos os pesquisadores, iniciantes ou com a carreira já consolidada, do nosso país ou do exterior”. “Já temos um número publicado neste ano e, no próximo, vamos continuar tentando compreender que desafios temos pela frente, quando nos propomos a trabalharmos o rural e o urbano de maneira indissociada, e a termos uma convivência harmoniosa entre teoria, pesquisa e intervenção na realidade”, coloca a docente.

A Retratos de Assentamentos tem uma história longa, de acordo com ela. “Vem de nossas pesquisas sobre o modo de vida rural, que se iniciaram na Unesp no começo dos anos noventa. Tem o peso da resistência de mais de trinta anos. Começamos já ligados a um núcleo de pesquisa, que passou para a Uniara a partir do começo dos anos 2000, e vem tendo continuidade. Temos acumulado discussões teóricas e situações empíricas detectadas não só no modo de vida rural, mas também ligadas às mudanças climáticas, à questão das mulheres e às diferentes facetas dos movimentos sociais”, detalha.

Ferrante agradece à equipe editorial da revista. “Gostaria de citar especialmente a colaboração do professor Henrique  Carmona Duval, que foi aluno nosso e hoje é professor; do professor Luís Antonio Barone, que foi meu primeiro bolsista de iniciação científica e hoje é nosso colega, e de uma técnica muito especial, a Thatiany Mariano, que tem se esmerado para tornar nossas revistas uma forma de divulgação que reflita o que vem acontecendo na realidade brasileira. Convido todos os que se interessarem, que mandem seus artigos, que serão enviados a pareceristas e deverão compor o segundo número deste ano”, finaliza a editora.

Mais informações sobre a Retratos de Assentamentos podem ser obtidas também no endereço http://retratosdeassentamentos.com, pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *