Educação & Cultura

Alunas da Uniara pesquisam características da funcionalidade e cognição de idosos em reabilitação fisioterapêutica

TCC de Ana Julia Ballero Galindo e Carolina Cristina Monção foi orientado pela professora Andréa Corrêa Carrascosa e coorientado pela docente Danielle Chagas Pereira da Silva Costa


O Trabalho de Conclusão de Cursos – TCC das alunas de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Julia Ballero Galindo e Carolina Cristina Monção, teve como tema “Características da funcionalidade e cognição de idosos em reabilitação fisioterapêutica”. O estudo foi orientado pela professora Andréa Corrêa Carrascosa e coorientado pela docente Danielle Chagas Pereira da Silva Costa.

“Avaliamos 43 idosos, sendo a maioria homens, casados, de raça branca, com nível de escolaridade analfabeto/fundamental I incompleto e nível socioeconômico de classe C. A maioria dos avaliados não apresentou sintomas depressivos, mas teve déficit cognitivo e dependência parcial na realização nas atividades instrumentais da vida diária – AIVD”, explica Galindo, em nome da dupla.

Carrascosa menciona que o TCC de suas orientandas é parte de uma pesquisa mais ampla, “que buscou realizar a caracterização multidimensional dos idosos em reabilitação fisioterapêutica”. “As alunas aplicaram diversas escalas e testes em 43 idosos que estavam em tratamento na Clínica de Fisioterapia da Uniara. Foi um trabalho longo, que exigiu dedicação e comprometimento das estudantes e, também, colaboração dos nossos pacientes”, aponta a docente.

Ela finaliza dizendo que “o estudo permitiu a identificação de comprometimentos como da memória imediata, da concentração, do cálculo e da linguagem, entre outros, nos idosos, ampliando a visão sobre esses indivíduos, que chegam para a fisioterapia com queixas, geralmente, mais específicas”.
Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *