Educação & Cultura

Alunos de E.E. acompanham atividades de Engenharia Elétrica e Biologia na Uniara

Visita foi realizada nesta segunda, dia 3 de outubro, ao NITE e à unidade I da universidade


Nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, alunos da Escola Estadual – E.E. Professora Léa de Freitas Monteiro acompanharam atividades dos cursos de Engenharia Elétrica e Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE e na unidade I da instituição.

A primeira parte da visita foi no NITE. “O pessoal da escola pretende fazer órgãos humanos didáticos, cuja animação é controlada por um sistema microcontrolado, no caso, a plataforma Arduino. Então nós, da Engenharia Elétrica, estamos passando os conhecimentos sobre o Arduino, como fazer essa programação, a interface da parte do microprocessador com servoatuadores, que são os motores que farão os movimentos, e o sequenciamento”, detalha o coordenador da graduação de Engenharia Elétrica, Cristiano Minotti.

Ele conta que o curso de Biologia “está auxiliando a parte que envolve a anatomia dos órgãos e como são sua disposição e seu funcionamento, para que possamos entrar, a partir das orientações da área de biológicas e da saúde, com os fundamentos adequados para fazer esses órgãos terem essa aparência humana”. “Isso envolve muitas coisas: os materiais, o princípio de funcionamento dos órgãos e a questão da aplicação do servocomando para fazer essa animação”, ressalta.

A segunda parte da atividade foi realizada na unidade I da Uniara. A coordenadora da graduação de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, relata que a E.E. está desenvolvendo, como disciplina eletiva, o projeto “Anatomania: a arte do corpo humano”. “A escola inscreveu esse tema no projeto Ciência na Escola, e o professor Cristiano Minotti está orientando o tema e, por sua vez, como o tema é interdisciplina, o curso de Biologia está participando dessa parceria”, esclarece a docente, mencionando que “aproveitamos a visita para levar a escola para conhecer o Laboratório de Anatomia, já que o assunto é sobre anatomia humana”.

Minotti destaca que a atividade é uma maneira de levar a comunidade à Uniara, “principalmente aqueles que têm interesse em conhecer melhor a instituição e o que ela pode oferecer”. “Também é uma forma de extensão universitária, mesmo porque é um projeto colocado pela E.E. e, por conta disso, a interação entre universidade e comunidade é muito proveitosa. Além de transmitirmos conhecimento, podemos acolher essa comunidade, fazendo com que projetos como o do próprio NITE passem a ter mais uma destinação, que não é somente relacionada aos propósitos internos da universidade”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Engenharia Elétrica e Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *