Educação & Cultura

Alunos e professor de Engenharia Agronômica da Uniara desenvolvem estação agrometeorológica de baixo custo

Projeto foi realizado na disciplina de Projeto Integrado III


Os alunos e o professor do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Alan Gustavo Brizolari, Alan Ricardo Passarini, Marlon Rocha, Mateus Machado, Vinicius Gomes Ferreira e Geffson de Figueredo Dantas, respectivamente, desenvolveram uma estação agrometeorológica de baixo custo. O projeto foi apresentado na Feria dos Cursos da instituição, realizada no início de setembro.

“Nosso projeto é fruto da disciplina de Projeto Integrado III, ministrada para as turmas do segundo ano e cujo objetivo é construir uma estação agrometeorológica automatizada de baixo custo e que seja acessível, no intuito de dispor um banco de dados dinâmico de informações para uso em pesquisas e estudos sobre manejo da água e de culturas por variação climática. A estação agrometeorológica é uma ferramenta fundamental para monitorar as condições meteorológicas na lavoura e, assim, ajudar agricultores a tomarem decisões”, explica Dantas.

Ele conta que, para uma coleta de dados de precisão, é necessário seguir normas relacionadas a localização, tipo e instalação dos equipamentos, e padronização dos horários de observação e dos procedimentos operacionais, como calibração e aferição dos instrumentos de medição. “Nossa estação é um conjunto de sensores que recolhem dados para análise do tempo meteorológico. Esses sensores são capazes de registrar a temperatura e a umidade do ar, chuva e umidade do solo”, destaca.

As variáveis atmosféricas medidas nas estações meteorológicas ou agrometeorológicas influenciam diretamente na produtividade agrícola, de acordo com o docente. “Com as estações meteorológicas, também é possível mensurar diversos fatores que influenciam no gerenciamento das atividades na propriedade agrícola, como a direção predominante dos ventos, a precipitação acumulada na safra e a temperatura média em um período, entre outros”, detalha.

Monitorar essas variáveis é de suma importância para uma melhor tomada de decisão no campo e o registro a longo prazo, segundo Dantas. “A partir dessas variáveis, conseguimos fazer um planejamento agrícola mais eficiente e, além disso, com a estação agrometeorológica é possível fazer o manejo de irrigação, pois, por meio dos dados registrados, é possível quantificar as principais formas de entrada e saída de água para a planta”, salienta.

O projeto visa a “disponibilizar os dados coletados pela estação por meio de um blog ou site para qualquer produtor rural ou estudante das ciências agrárias”. “Umas das relevâncias ambientais é o uso eficiente da água na agricultura: dessa forma, podemos conscientizar os pequenos produtores rurais, sendo que boa parte deles não usa um manejo eficiente ou não utiliza nenhum tipo de manejo de irrigação, o que resulta em desperdício de água e energia elétrica quando o uso é excessivo, ou baixa produtividade por estresse hídrico”, esclarece o professor.

Ele acrescenta ainda que, “por ser uma tecnologia de baixo custo, aberta e ao mesmo tempo eficiente, isso viabiliza a utilização e compra da estação”. “Seu retorno financeiro é garantido por oferecer maior controle nos manejos hídricos e tomadas de decisão nos demais tratos culturais que dependem de fatores climáticos, por obter maiores produtividades”, ressalta.

A disciplina ministrada por Dantas integra as áreas de conhecimento de informática, eletrônica, física, irrigação e agrometeorologia. “Essas áreas são demandas para o uso de agricultura de precisão, relacionadas às Agriculturas 4.0 – Agricultura Digital – e 5.0 – Big Data e Inteligência Artificial”, finaliza o docente.

Mais detalhes sobre a estação agrometeorológica podem ser obtidos pelo WhatsApp (16) 98188-2927 ou pelo e-mail [email protected]. Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *