Educação & Cultura

Alunos de E.E. visitam a Uniara por meio do projeto Parceiros da Escola, do curso de Biologia

Atividade foi realizada nesta terça, dia 2

EDUCAÇÃO, Parceiro da Escola atendeu 31 alunos do terceiro ano do ensino médio


Nesta terça-feira, dia 2 de maio, alunos da Escola Estadual – E.E. Professor Joaquim Pinto Machado Júnior, mais conhecida como Machadinho, visitaram a Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do projeto Parceiros da Escola, promovido pelo curso de Biologia da instituição.

“O Parceiros da Escola atendeu 31 alunos do terceiro ano do ensino médio. Eles foram recepcionados no auditório 4 da unidade I e depois, seguiram para os Laboratórios de Biologia e de Química, onde acompanharam explanação sobre metabolismo e bioquímica dos alimentos. Em seguida, dirigiram-se ao Laboratório de Anatomia, onde conheceram mais sobre o aparelho digestório e, posteriormente, foram à Cozinha Experimental, onde acompanharam conteúdo sobre nutrição balanceada”, relata a coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka.

Ela acrescenta que, após um intervalo, os estudantes conheceram os Laboratórios do curso de Farmácia e visitaram o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da Uniara, onde tiveram contato com conteúdo referente aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. “Logo após, foram à Clínica de Estética e ao Laboratório de Anatomia Veterinária”, detalha a docente, mencionando que as últimas atividades programadas foram as visitas ao Núcleo de TV, à Rádio Uniara FM, ao curso de Pedagogia e ao Centro de Moda da universidade.

O professor do curso de Publicidade e Propaganda e coordenador do Núcleo de TV, Luis Paulo de Campos, conta que no local os alunos fizeram vídeos curtos, com uso de chroma key. “Depois, na Rádio Uniara, fizeram algumas pequenas produções. Foi um material capturado nos estúdios profissionais da universidade. Os alunos tiveram esse contato, viram como é uma emissora de rádio, e ficamos muito gratos pelo interesse e pela participação de todos. Tivemos essa contribuição que acredito que favoreceu tanto a universidade quanto a escola”, avalia.

A professora de Biologia e Química da escola Machadinho, Débora Aparecida Verde de Andrade, afirma que os estudantes aprovaram a visita à instituição. “Como eu tinha o contato da Teresa, agendamos uma visita para eles terem uma prática a respeito do metabolismo e da bioquímica. Ela perguntou se poderia estender essa visita a outros cursos e nós concordamos. Quando estamos na sala de aula, explicamos aos alunos o que é a universidade, mas eles não têm essa vivência. Então, quando chegamos aqui, eles ficaram um pouco assustados, mas depois, adoraram, então, conseguiram vivenciar, mesmo que pouco, a rotina de um estudante universitário”, destaca a docente.

Parceiros da Escola

“O projeto, gratuito, tem como objetivo fazer parcerias com escolas para trabalhar temas relacionados à biologia que, muitas vezes, essas instituições não possuem infraestrutura ou material adequados para desenvolverem com os seus alunos. Como oferecemos a opção de licenciatura no curso de Biologia da Uniara, além do bacharelado, essas parcerias fazem os nossos estudantes colocarem em prática a docência: eles aprendem a planejar e a ministrar as aulas”, destaca Muraoka.

Ela finaliza informando que as escolas que tiverem interesse no Parceiros da Escola podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (16) 98216-7875. Detalhes sobre os cursos de Biologia e Publicidade e Propaganda da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *