Araraquara

Alunos de Engenharia Agronômica da Uniara realizam projetos de combate à dengue em escolas de Araraquara e região

Atividades fizeram parte da disciplina de Projeto Integrado I, ministrada pela professora Silvia Patrícia Carraschi de Oliveira

EDUCAÇÃO, Foram divididos em grupos, alunos do primeiro ano de Engenharia Agronômica, e  Uniara juntos

Divididos em grupos, alunos do primeiro ano do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara realizaram o projeto “Plantas aromáticas que auxiliam no combate ao mosquito da dengue” em diferentes escolas de Araraquara e região. A atividade fez parte da disciplina de Projeto Integrado I, ministrada pela professora Silvia Patrícia Carraschi de Oliveira.

“Faz parte do tipo de ação que agora usamos dentro das disciplinas, que é a Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP. Na disciplina de Projeto Integrado I, desenvolvemos várias atividades práticas a respeito dos diversos temas da agronomia. Fiquei orgulhosa e surpresa pelo retorno dos grupos. Cada um teve sua particularidade, sua ideia original do tema e a forma de como trabalhar”, relata a docente.

Ela explica que os estudantes escolheram mudas aromáticas com odores característicos, como citronela, hortelã, manjericão, salsinha, coentro, cebolinha, sálvia, lavanda, orégano etc. “Cada grupo escolheu duas a três espécies para poderem desenvolver uma conscientização sobre o combate ao mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti. A ideia é que levassem para as escolas essa conscientização do cuidado, nos ambientes de casa e de trabalho, sobre não deixar a água parada. E todos poderiam ter, nas escolas, em casa ou no trabalho, jardins aromáticos de plantas que oferecem o odor característico, que funciona como repelente”, detalha.

Grupos de graduandos também ministraram palestras e montaram folders e slides, além de plantarem mudas juntamente com as crianças das escolas e/ou entregarem algumas dessas mudas para que levassem para a casa e para professores, de acordo com Oliveira. “Tivemos uma diversidade de aplicação. Teve grupo que investiu até na paródia de uma música de filme com a qual os alunos do terceiro ano do ensino fundamental I estavam mais conectados, com o objetivo de passar informação sobre o combate à dengue”, relembra a docente.

Todas as escolas que receberam o projeto querem que os alunos do curso continuem, segundo ela. “Querem que retornem para auxiliarem na confecção de mais canteiros, de mais mudas, que auxiliem na produção de hortas e na realização de compostagem com resíduos orgânicos. Esse tipo de projeto abriu portas para muitas atividades de extensão universitária. Isso veio de encontro com a epidemia de dengue que estamos vivendo, e todas as escolas receberam a ideia muito bem”, diz Oliveira.

Um dos grupos, composto pelos alunos Alex Valério Stucchi Ferreira, Caio Matheus Santos da Silva, Iuri Fernandes Pinheiro, Paulo Henrique da Silva Manzi e Samuel Silva de Oliveira, desenvolveu o projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF do Campo Professor Hermínio Pagotto, localizada no assentamento Bela Vista. “Realizamos um espiral de aromáticas, conceito difundido na permacultura, com mudas que repelem os insetos e ajudam no combate ao mosquito da dengue. Realizamos minipalestras sobre a doença, as plantas aromáticas e o método da aplicação do canteiro espiral”, finaliza Samuel.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *