Educação & Cultura

Alunos de Fisioterapia da Uniara têm aula prática sobre saúde da mulher no Laboratório de Simulação Realística do NITE

Atividade foi realizada nesta quinta, dia 19 de maio


Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, alunos do terceiro ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara tiveram uma aula prática sobre saúde da mulher no Laboratório de Simulação Realística do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da instituição. A atividade foi ministrada pela professora Jussara de Oliveira.

“Os alunos aprendem na prática sobre a postura profissional para lidarem com essa área tão delicada, que é a de saúde da mulher, especificamente a fisioterapia em saúde da mulher, e também em saúde do homem, uma vez que também trabalhamos com fisioterapia em uroginecologia e urologia. A finalidade da aula foi os alunos praticarem uma avaliação da região pélvica, sendo que nós, fisioterapeutas, trabalhamos com a recuperação de disfunções urogenitais, como por exemplo a incontinência urinária feminina e masculina”, explica Oliveira.

Ela destaca que realizar a atividade no laboratório do NITE “foi muito bom porque eles vivenciaram como realmente fazer uma avaliação”. “Em relação à satisfação dos estudantes sobre esse aprendizado de treinarem a manualidade, entenderem a fundamentação teórica que transmitimos e poderem transferir isso para a prática – que é o que vai ser o dia a dia de sua atuação profissional -, eles próprios relataram que gostaram muito. Foi gratificante e produtivo”, comenta.

O coordenador do curso de Fisioterapia, Carlos Roberto Grazziano, ressalta que “o Laboratório de Simulação Realística vem complementar, de forma muito satisfatória, o conteúdo dado em aula”. “A partir do momento em que você coloca em prática todo o conteúdo teórico abordado em sala, o aprendizado se fundamenta de forma mais adequada”, reforça o docente.

Ele acrescenta que “é importantíssimo que o aluno saia da sala de aula para ter esses trabalhos em grupos porque é a vivência que ele vai ter na sua vida profissional”. “A riqueza dessas atividades gera uma capacidade de fixação do estudante muito grande, sendo que ele consegue complementar seu conhecimento e compreender o processo como um todo”, diz.

A coordenadora do Laboratório de Simulação Realística, Viviane Ferreira, lembra que o local pode ser utilizado por todos os cursos da Uniara da área de saúde. “Nesta quinta, foi realizada essa aula prática do curso de fisioterapia, e os alunos demonstraram satisfação com a atividade e eficácia no aprendizado”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o NITE estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/nite.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *