Educação & Cultura

Alunos de Medicina da Uniara promovem trote solidário composto por diferentes etapas

Ação teve início no dia 19 de fevereiro e termina no dia 24 de março

Por meio de seu Projeto de Auxílio Social – PAS, o Diretório Acadêmico Medicina Uniara – DAMU, do curso de Medicina da Universidade de Araraquara, organizou um trote solidário composto por diferentes etapas.

“O trote solidário é realizado semestralmente na Uniara, a fim de promover a integração dos calouros com a universidade e com a comunidade. Consiste em desafios semanais que os calouros precisam cumprir para arrecadarem pontos, sendo que quem conseguir mais, ganha o desafio semanal. Ao final das quatro semanas de trote, quem tiver arrecadado mais pontos ganha o trote solidário”, explica o vice-presidente do PAS, Nícolas Leardini Lopes Ribeiro.

Ele menciona que a ação teve início no dia 19 de fevereiro e terminará no dia 24 de março, “sendo que a primeira semana foi de doação por Pix; a segunda, de doação de roupa; a terceira e quarta, de doação de sangue e cadastro no SalvoVidas.com, e a quinta semana é de doação de produtos de higiene pessoal”. “O PAS é planejado por alunos da Medicina, e é uma instituição sem fins lucrativos. Arrecadamos todas as doações de acordo com a necessidade das instituições e as encaminhamos para elas”, completa.

O intermédio para o cadastro no projeto SalvoVidas.com foi realizado pela estudante Sophia de Andrade Cavicchioli. “É um movimento solidário da empresa SaveLivez, que pretende acabar com a falta de sangue até 2030. Essa empresa tem tecnologia baseada em ciências de dados e inteligência artificial para monitorar os níveis de sangue, prever falta/consumo e avisar os doadores para que nunca falte. Sou voluntária nesse projeto. É uma ação incrível pela qual o DAMU se engajou”, destaca a aluna.

Ela detalha que, por meio do site SalvoVidas.com, “uma pessoa interessada em doar sangue pode se cadastrar para ser notificada quando um banco de sangue da sua região precisar da doação”. “Além de notificar as pessoas, o SalvoVidas.com busca conscientizar sobre a importância da doação de sangue no momento correto para evitar a falta e o desperdício por vencimento”, completa.

A coordenadora do curso de Medicina da Uniara, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, ressalta a “importância dos nossos alunos em transformação do que era chamado de trote universitário, com brincadeiras muitas vezes inadequadas e maldosas, em uma situação de solidariedade e amor ao próximo”. “Por ocasião da Semana do Calouro, os alunos têm uma programação bastante intensa e, entre elas, não deixamos de ceder espaço para a arrecadação de alimentos que sejam destinados a instituições de caridade em Araraquara, e tem outros projetos do DAMU que são apoiados pela coordenação, como doação de sangue e também de cabelos das calouras, muitas vezes para mulheres que estão em tratamento de câncer”, conta a professora.

Em relação ao engajamento para o SalvoVidas.com, ela finaliza dizendo que “isso foi intermediado pela nossa estudante do sexto ano, Sophia Cavicchioli, demonstrando a sua maturidade intelectual e solidária como quase médica formada”.

Detalhes sobre o DAMU e o PAS estão disponíveis no Instagram – @damu_uniara e @pas.damu. Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *