Educação & Cultura

Alunos de Psicologia da Uniara desenvolvem trabalho sobre ausência de suporte psicológico na transição de gênero

Estudo foi realizado na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz


Os alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Abner Araújo de Oliveira, Ana Júlia Elisa Magolo Luglio, Ana Julia Bocchi, Lívia de Moura Mendonça, Lucas Vinicius Emiliano, Rafaela Velloso Simão e Sâmela Baptista de Souza, desenvolveram o trabalho “Ausência de suporte psicológico na transição de gênero” na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.

“O tema do projeto foi escolhido com o intuito de dar visibilidade a uma parte da população brasileira que, por muitas vezes, se encontra excluída, trazendo para o debate a expressa necessidade do suporte psicológico para essas pessoas em processo de transição. O trabalho conceituou termos como transição de gênero, gênero, sexo, sexo psicossocial e transexualidade, além de tratar sobre como os indivíduos transexuais se identificam e se reconhecem, em seus aspectos biológicos, emocionais e psicológicos”, explicam Oliveira e Souza, em nome do grupo.

Eles contam que, ao fim do projeto, “percebemos que a falta de um bom acompanhamento psicológico e psiquiátrico a uma pessoa nesse processo de transição, junto de toda a pressão social e familiar, resulta em grandes taxas de depressão, levando, em alguns casos, ao suicídio”. “Além de tudo isso, o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo há treze anos consecutivos e, ainda, a expectativa de vida para esses indivíduos no território brasileiro é de apenas 27 anos. E é por isso que existe a necessidade de projetos visando a esse debate”, salientam.

Desenvolver uma pesquisa sobre a ausência de suporte durante a transição de gênero “nos fez perceber a necessidade gritante de assegurar um apoio psicológico e, consequentemente, familiar e social durante esse processo, e como é importante dar visibilidade a esse assunto”. “Além do aprendizado técnico sobre normas, regras e didática durante a elaboração de uma pesquisa científica, esse projeto também permitiu que mergulhássemos em uma área da psicologia até então desconhecida por nós, e com importância fundamental”, ressaltam os estudantes.

Todas as partes do trabalho foram realizadas de forma conjunta, “o que colaborou para o desenvolvimento intelectual, pessoal e também do grupo como um todo”. “Gostaríamos de agradecer e mencionar o excelente trabalho realizado pela professora Solange, que nos auxiliou muito durante toda a realização da pesquisa”, declaram Oliveira e Souza.

Luiz, por sua vez, coloca que a disciplina ministrada “foi importante para o desenvolvimento das capacidades do aluno para aprofundar os conhecimentos na elaboração de projeto de pesquisa científica”. “De forma extremamente produtiva e dinâmica, por meio das orientações dos grupos, as construções de temáticas atuais e relevantes foram surgindo e, assim, proporcionaram aos estudantes uma experiência inovadora em aprendizado com pesquisas em levantamentos de dados e buscas em referências bibliográficas”, detalha a docente.

Ela conta que “foi gratificante ter ministrado essa disciplina, pois isso gerou um aprofundamento dos conhecimentos em vários âmbitos”. “Outro fator foi a contribuição para o amadurecimento e para a capacidade intelectual do aluno em questionar e ter curiosidade para solucionar e discutir os problemas apresentados”, finaliza.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

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Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

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