Educação & Cultura

Alunos de Psicologia da Uniara realizam festa junina em unidade de retaguarda às urgências e diagnósticos

Atividade fez parte do Estágio Supervisionado em Saúde, supervisionado pela professora Daniela Cristina Mucinhato Ambrósio


Na última sexta-feira, dia 23 de junho, estudantes do quinto ano do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, supervisionados pela professora Daniela Cristina Mucinhato Ambrósio, realizaram uma festa junina para pacientes e familiares internados na Unidade de Retaguarda às Urgências e Diagnósticos “Dr. José Roberto Poletti”, no bairro Vila Melhado. A atividade fez parte do Estágio Específico em Saúde, na modalidade Psicologia em Cuidados Prolongados e Cuidados Paliativos, desenvolvido no local.

“Na ocasião da festa junina, um convidado voluntário, Bruno Ferraz, acompanhou o grupo com violão. Foi muito gratificante para todos nós vermos os pacientes, em sua maioria idosos, e familiares se envolvendo e emocionando-se com a música, apesar das dores e complicações que envolvem o adoecimento e a internação. Além da música, foi oferecida aos acompanhantes a oportunidade de tirarem uma foto emoldurada junto do paciente como forma de ressignificação e lembrança do momento ali vivido”, relata Ambrósio.

Ela conta que os estagiários destacaram, em seu relatório, que “o estágio está desempenhando um papel crucial ao oferecer um ambiente enriquecedor, que promove o desenvolvimento não só de habilidades, mas também de aprendizado para lidarmos com as situações diversas que surgem em um ambiente dinâmico”. “A parceria com a Fungota, fundação responsável pela unidade, para a realização desse estágio é, para nós, uma conquista do curso de Psicologia neste ano. O estágio teve início no mês de abril e terá continuidade após as férias de julho, no segundo semestre do ano”, detalha a docente.

Em dias de estágio, além de ações dessa natureza, segundo a professora, os alunos realizam avaliações e atendimentos psicológicos à beira leito, com objetivo de avaliarem fatores de risco, condições de enfrentamento, estado emocional e rede de apoio relacionados ao processo de adoecimento e internação dos pacientes. “A ação tem por base os princípios da humanização do ambiente hospitalar e a promoção de bem-estar e alívio do sofrimento de pacientes e familiares, como preconizado pela abordagem paliativista. E mostrou sua efetividade”, afirma Ambrósio.

De acordo com a coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, a parceria é fundamental para a consolidação dos princípios e diretrizes do curso, “e é resultado do empenho da docente Daniela na busca de um espaço para a concretização de um projeto que já vinha sendo ‘gestado’ há tempos”.

Para ela, que também é docente da disciplina Tanatologia, é fundamental oferecer aos alunos o contato com áreas que permitam o desenvolvimento de competências e habilidades para lidarem com as temáticas do adoecimento, do enfrentamento do luto e da finitude da vida.

“Essas temáticas ainda encontram resistências emocionais e sociais, considerando-se a presença de um tabu ao se falar sobre morte. No entanto, para que as pessoas vivam esse momento com dignidade, é fundamental que os profissionais que atuam junto a elas estejam preparados”, finaliza Penteado, parabenizando Ambrósio e todos os estagiários “pelo envolvimento e dedicação a esse estágio tão importante”.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *