Educação & Cultura

Londrina recebe congresso sobre Alfabetização

Evento destaca a importância da evidência científica para a alfabetização eficaz


Com o objetivo de discutir práticas educativas mais eficazes a partir de evidências científicas, a cidade de Londrina, no Paraná, recebe o “II Congresso de Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar”, nos dias 7 e 8 de julho. Promovido pelo Instituto NeuroSaber, o evento conta com renomados pesquisadores da área. A proposta é refletir sobre métodos de ensino que possibilitem uma alfabetização de qualidade.

Para a professora e psicopedagoga Luciana Brites, CEO do Instituto NeuroSaber, a educação brasileira enfrenta enormes desafios na alfabetização, agravados pela pandemia. O percentual de crianças com dificuldade para ler e escrever passou de 15,5%, em 2019, para 33,8% em 2021, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

– Em 2022, os dados permanecem preocupantes. A pesquisa “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, lançada pelo Unicef, em fevereiro de 2023, utilizando dados da Pnad Contínua, mostrou que 3,8% das crianças brasileiras foram privadas do direito à alfabetização.

Segundo Luciana, esses números mostram o atraso da educação no país e a urgência de atualização e formação de professores e profissionais da educação. Por esse motivo, destaca a necessidade de refletir mais sobre métodos de ensino que de fato contribuam para aprendizagem e que levem em consideração as etapas de desenvolvimento e as habilidades cognitivas e comportamentais dos alunos. “O Congresso pretende abrir diálogos que contribuam na prática de como transformar a Alfabetização a partir de Evidências Científicas que integram neurociência e educação.”

– A Ciência Cognitiva da leitura analisa os processos linguísticos, cognitivos e cerebrais com o objetivo de compreender como o cérebro funciona quando estamos aprendendo a ler e como ocorre o processo de aprendizagem da leitura. Ter esse conhecimento é extremamente relevante, uma vez que possibilita práticas eficazes no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes – ressalta Luciana.

Sobre o evento:
Congresso de Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar
Datas: Dias 7 e 8 de julho
Endereço: Av. Rio de Janeiro, 670 – Centro, Londrina – PR
Inscrições pelo link: https://congressoalfabetizacao.com.br

IDNews®|Beto Fortunato | Brasil | Joyce Nogueira

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *