Gastronomia & Saúde

Aprenda a escolher frutas e verduras nas feiras e supermercados

Escolher frutas e verduras em feiras ou supermercados não é tarefa fácil. Até porque a seleção delas depende de alguns fatores, como se você irá consumir o alimento na hora ou se pretende aproveitá-lo dias depois. As folhas de couve e alface, por exemplo, não devem estar com manchas amarelas ou furos porque podem indicar que o alimento está estragado. E o que você deve evitar, tanto para as frutas quanto para as verduras, são aquelas que apresentam pontos pretos (que podem indicar podridão) ou mesmo rachaduras (que podem ter sido contaminados por bactérias ou produtos químicos).

E a banana, você é fã? Então, escolha aquelas mais firmes se for consumir imediatamente. Mas se for para usá-las aos poucos, opte por aquelas que têm o cacho levemente esverdeado. Já o abacate costuma ser um problema. A dica é preferir os mais firmes e verdes – ou foscos – e evitar os de casca clara e brilhantes. Gosta de beterraba? A dica é escolher aquelas menores e que ainda possuem talos, pois contêm maior quantidade de ferro. A escolha da cenoura segue o mesmo raciocínio: prefira as que são menores, que possuem alto teor de nutrientes e são mais doces.

Além disso, a nutricionista clínica Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar, reforça a importância de lavar os alimentos, embora isso os faça durar menos. Antes de guardar os alimentos, deixe a geladeira bem limpa, mas cuidado ao expor frutas e legumes em altas temperaturas: isso pode machucar os alimentos.

“Se a fruta amadureceu e você ainda não ingeriu o alimento, aproveite para fazer polpas congeladas, o que vai facilitar a rotina”, recomenda Talitta, membro da Associação Brasileira da Nutrição Esportiva (ABNE).Tem uma dica legal para escolher frutas e verdura?

Tempo de mulher

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

One thought on “Aprenda a escolher frutas e verduras nas feiras e supermercados

  • celia maria

    Quanto a beterraba e a cenoura eu ja fazia certo, mas o abacate, banana…uma ótima dica.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *