Saúde & Cuidados

Araraquara ainda não registrou casos da varíola dos macacos 

Informações foram prestadas após requerimento da vereadora Filipa Brunelli (PT)


No final de julho, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou à Prefeitura um requerimento pedindo informações sobre a atuação da Secretaria da Saúde em relação à varíola dos macacos em Araraquara.

No documento, a parlamentar perguntava se a Secretaria da Saúde estaria monitorando o município sobre possíveis casos de contaminação. Perguntava ainda se os profissionais da saúde passaram por capacitação para lidar com essa problemática; como a Secretaria estaria atuando para prevenir a contaminação no município; qual a avaliação a respeito desta nova variante da varíola; se existiria possibilidade de um surto da doença no município; quais ações a Secretaria iria desenvolver caso fosse confirmado algum caso na cidade; e se já existia um protocolo desejado de atendimento e tratamento.

Em resposta, a coordenadora executiva de Vigilância em Saúde, Gláucia Falcoski, informou que o monitoramento está sendo feito pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde em parceria com o Sesa. Ela explica que aconteceram capacitações com as UPAs, no dia 3 de agosto, e com as UBSs, nos dias 18 e 19 de agosto.

Ainda segundo a coordenadora, ainda não há casos confirmados no município, porém já existem protocolos de contingência da disseminação do vírus. “De acordo com os dados existentes até o momento, é uma doença de rápida disseminação, porém baixa letalidade, portanto o município possui estrutura básica para absorver as demandas, caso existam.”

Gláucia lembra que a possibilidade existe, como em qualquer outro município, a partir do momento de surgimento de casos positivos. “Será seguido fluxograma municipal, com avaliação do paciente de acordo com a definição do caso, coleta de amostras e isolamento domiciliar do positivo”, detalha. O fluxograma pode ser conferido em anexo da resposta.

Ela finaliza explicando que não há tratamento especifico para a doença, sendo que o manejo é baseado no tratamento dos sintomas e isolamento social.

Entenda mais 

A primeira notificação de varíola dos macacos no Brasil ocorreu em 9 de junho e, até o dia 21 de julho, o país tinha 592 casos confirmados. No mundo, os números já passaram 14 mil, em mais de 70 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No dia 19 de julho, foi confirmado o primeiro caso na região de varíola dos macacos, na cidade de São Carlos (SP).

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *