Araraquara

Araraquara ganha locomotiva em homenagem à EFA

Presidente da Câmara Aluísio Boi (MDB) representou o Legislativo durante apresentação


Inspirada nos modelos utilizados na histórica Estrada de Ferro Araraquara (EFA), uma Locomotiva, modelo 9037, foi apresentada, na sexta-feira (26), às autoridades e à imprensa da cidade e região, por iniciativa da empresa Rumo Logística.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, o vereador Aluísio Boi (MDB), participou do evento e frisou a representatividade cultural do veículo. “A locomotiva homenageia a EFA, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade, além de ter originado nosso querido clube de futebol, a Associação Ferroviária de Esportes.”

O prefeito Edinho Silva (PT) também ressaltou a importância da empresa para o município. “Meu agradecimento à Rumo que tanto gera emprego para Araraquara e que retomou a tradição da ferrovia. Agora, com essa locomotiva oferece um presente que recupera uma das nossas marcas, tanto no modelo como na cor grená do time da cidade. É muito importante a valorização da identidade do nosso povo.”

De acordo com o gerente de relações governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, a iniciativa integra o calendário de homenagens aos 205 anos do município e “o objetivo é resgatar a memória ferroviária e o sentimento de orgulho de gerações que contribuíram para a história de Araraquara e região”.

Também estiveram presentes a vereadora Fabi Virgílio (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), e outras autoridades da região, além da equipe da Rumo responsável pela iniciativa e execução da homenagem à EFA.

Locomotiva 9037

Com uma pintura que remete aos modelos GP-9 e GP-18, que começaram a rodar pelos trilhos da EFA entre 1958 e 1960, a locomotiva, modelo C44-9W, fabricada em 1999, passará integrar a frota da companhia, circulando nas Malhas Norte e Paulista, que conectam o estado de Mato Grosso até o Porto de Santos, em um trecho com mais de 1.600 quilômetros de ferrovia.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *