Araraquara

Araraquara tem mais de 36 mil exames a serem realizados na rede municipal de Saúde 

 

Vereador João Clemente (PSDB) recebeu informações em resposta a requerimento


 

A fim de prestar informações à população sobre as filas de espera para cirurgias, consultas e exames na rede municipal de Saúde, o vereador João Clemente (PSDB) enviou o Requerimento nº 672/2021 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o número de pacientes que estão aguardando tais procedimentos e os motivos da demora.

            Em resposta, encaminhada em 2 de maio, o Executivo afirmou que as cirurgias de Urgência e Emergência tem precedência em relação às demais, sendo realizadas assim que identificadas por meio de avalição médica, já que são “aquelas decorrentes de risco iminente de morte ou de sequelas irreparáveis”. Por isso, a Prefeitura frisou que, pelos critérios técnicos que as identificam, não há fila para esses tipos de cirurgias.

            No documento, há a afirmação de que as demais cirurgias são chamadas de “cirurgias eletivas”. Junto as explicações foi enviada a relação com o número de procedimentos pendentes na data da elaboração da resposta. Alguns dos dados elencados mostram que, no começo de abril, quando foi feito o levantamento, havia, em fila de espera, um total de 759 de cirurgias ortopédicas, 310 gastrocirurgias, 71 cirurgias urológicas, 122 procedimentos em uroginecologia; 36.886 exames a serem realizados e 19.226 pacientes aguardando consultas por profissional de saúde.

A Prefeitura ressaltou que na Saúde Pública sempre há “demanda reprimida” e que a Pandemia causada pelo Novo Coronavírus fez com que a situação se agravasse. Além disso, o Executivo comunicou que estão em processo de licitação a contratação de exames, como Ultrassonografia, Ressonância, Cintilografia Óssea, Ecocardiograma e outros; a fim de diminuir a espera, e “a partir de então, que seja mais ajustada a necessidade dos usuários do SUS no município”.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *