Araraquara

Araraquara tem mais de 8 mil pessoas com diabetes


De 2020 para 2021, número praticamente dobrou; informações foram fornecidas após requerimento do vereador João Clemente (PSDB) 

Reguladora dos serviços de saúde e principal porta de entrada do SUS, a Atenção Básica é responsável por acolher e oferecer tratamento resolutivo para os usuários que têm diabetes mellitus, encaminhando, quando necessário, pacientes que apresentam difícil controle glicêmico para outros pontos da rede de atenção à saúde.

De acordo com o sistema de informações vigente, o E-Sus, o município possuía em 2020 um total de 4.845 pacientes cadastrados como diabéticos. Atualmente, os dados subiram para um total de 8.135 usuários. As informações foram fornecidas pela coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, em resposta ao Requerimento nº 1.126/2021, de autoria do vereador João Clemente (PSDB), enviado à Prefeitura em 2 de dezembro.

Quanto à quantidade de atendimentos realizados, em 2020, havia 337 pacientes atendidos com diabetes mellitus no sistema. Já em 2021, este número subiu para 1.171 usuários atendidos. “Cabe ressaltar que, em março de 2020, teve início a pandemia de Covid-19, com orientação de isolamento domiciliar, restrição de aglomerações e orientação de busca aos serviços de saúde somente em caso de queixas agudas. Com isso, os agendamentos de rotina foram temporariamente suspensos, sendo retomados de forma progressiva com a diminuição da porcentagem de ocupação de leitos de UTI, queda no número de óbitos e diminuição da incidência de casos novos. Com o arrefecimento da pandemia, foram retomados, gradualmente, os atendimentos de rotina, bem como as atividades de promoção à saúde nos equipamentos de saúde da rede”, detalha a coordenadora.

Ainda segundo Talitha, com a mudança do sistema de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil (Portaria nº 2.979/2019), um dos indicadores preconizados é a proporção de pessoas com diabetes mellitus atendidas e com solicitação de hemoglobina glicada no semestre. “Para tal, é indicado que sejam atendidas 90% das pessoas com diabetes mellitus durante cada semestre. Neste sentido, a APS de Araraquara tem se esmerado em capacitar os servidores para um adequado acompanhamento e preenchimento correto dos dados relacionados ao acompanhamento de pacientes diabéticos em tratamento no SUS”, finaliza.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *