Araraquara

Assoreamento na represa de captação de águas é motivo de preocupação

Assoreamento na represa de captação de águas é motivo de preocupação

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Requerimento foi apresentado à Prefeitura pelo vereador José Carlos Porsani

IDN – Interior – Araraquara

Considerada a mais importante da cidade, a represa de captação de água do Ribeirão das Cruzes já chegou a ter uma área de espelho d’água de 33 mil m². Atualmente, devido ao assoreamento, não chega a 30% deste volume. Em 2016, foi realizada a primeira fase do desassoreamento da represa e, em 2018, ocorreu a segunda etapa.

No entanto, em vistoria “in loco” no dia 10 de julho, o vereador José Carlos Porsani (PSDB) pôde constatar que ainda há muita areia na represa. Nesse sentido, o parlamentar encaminhou o Requerimento nº 708/2020 ao Executivo.

No documento, Porsani questiona o montante empenhado nas duas fases de desassoreamento da represa; a quantidade de areia e demais detritos que foram retirados; se a capacidade de captação de água para abastecer a cidade está comprometida e, em caso afirmativo, quais as medidas que estão sendo tomadas para resolver o problema; se já foi pensada uma parceria com alguma empresa extratora de areia para que esta faça o desassoreamento sem custos para o município; se existe algum estudo com os custos a serem empenhados para retirar toda a areia que compromete a represa e, em caso afirmativo, o envio do estudo que está sendo feito.

“Também queremos saber se o Daae [Departamento Autônomo de Água e Esgotos] tem reserva em caixa para executar esta obra tão importante para os munícipes”, finaliza o vereador.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *