Educação & Cultura

Avaliação da percepção das gestantes sobre a importância da saúde bucal durante a gestação é tema de TCC de aluna de Odontologia da Uniara

Juliana Silva teve orientação e coorientação dos docentes Cliciane Portela Sousa e Fabiano Jeremias, respectivamente


A aluna de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Juliana Silva, apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Avaliação da percepção das gestantes sobre a importância da saúde bucal durante a gestação”, com orientação e coorientação dos docentes Cliciane Portela Sousa e Fabiano Jeremias, respectivamente.

“Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Uniara, o estudo foi realizado em gestantes atendidas no Centro Municipal de Saúde Rui de Camargo, de Gavião Peixoto. Foi aplicado um questionário estruturado na forma de entrevista contendo questões relativas aos dados pessoais da gestante – idade, escolaridade, estado civil, quantidade de gestações -, dados sobre a gestação – tempo da gestação, data do início do pré-natal e número de consultas realizadas -, e dados odontológicos – hábitos de higiene bucal e mitos sobre o tratamento odontológico na gestação”, conta Silva.

Segundo ela, “ao final do preenchimento do questionário, um panfleto com orientações sobre os cuidados com higiene bucal durante e após o período gestacional foi entregue a cada participante”. “Como conclusão deste trabalho, constatou-se que as gestantes avaliadas possuem uma percepção positiva sobre os cuidados com a saúde bucal durante a gestação, visto que a maioria relatou fazer uso de escova convencional associada ao fio dental”, relata.

“No entanto, pode estar ocorrendo deficiência nos cuidados quanto a higiene bucal, pois apesar da maioria das gestantes realizarem consulta odontológica semestral e terem conhecimento da importância da higiene bucal durante a gestação, parte delas relataram que não se deve fazer tratamento odontológico durante este período. Tal fato evidencia a necessidade de incentivos do obstetra, principalmente para uma maior assistência com relação ao pré-natal odontológico, tão fundamental e assegurado pela política nacional de saúde bucal. Cabe ressaltar que existe tratamento odontológico apropriado para as gestantes e que estas não precisam esperar o nascimento do filho para resolver um problema bucal”, explica a aluna.

Cicliane comenta que “durante a gestação é fundamental que haja uma atenção ao pré-natal odontológico, pois neste período as mulheres passam a fazer parte de um grupo de risco para doenças bucais em vista do aumento dos níveis de estrógeno e progesterona que favorecem o surgimento de condições adversas no meio bucal, sendo a cárie dentária e a doença periodontal as condições mais prevalentes”. “Nas gestantes, os estímulos inflamatórios da doença periodontal podem estar relacionados à ocorrência de partos prematuros e ao nascimento de bebês de baixo peso”, alerta.

“A compreensão da percepção das gestantes em relação à saúde bucal durante o período pré-natal tem relevante importância na prevenção e qualidade de vida materno-infantil. A promoção da saúde é considerada parte importante do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, de acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Neste contexto, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma avaliação do nível de percepção das gestantes sobre a importância da saúde bucal durante o pré-natal, identificando os hábitos de higiene bucal mais frequentes, assim como a frequência de consultas odontológicas durante o período da gestação”, finaliza Sousa.

Mais informações sobre o curso de Odontologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *