Araraquara

Backup Araraquara apresenta documentário em encerramento do projeto

Backup Araraquara apresenta documentário em encerramento do projeto
Vereadores participaram do evento que reuniu colaboradores do projeto de registro da memória da cidade

8:59 |ID News|2018AGO08| 

A história de Araraquara registrada em fotografias, vídeos, desenhos, textos e outros materiais feitos por moradores da cidade, revelando aspectos da vida cultural, acadêmica e da relação da população com o espaço urbano e com os demais moradores. Este é o projeto Backup Araraquara, executado na cidade em comemoração aos 200 da Morada do Sol. O ciclo de 15 meses foi encerrado na noite desta segunda-feira, dia 20, com a apresentação de um documentário, resumindo toda a ação durante o período. Na verdade, de toda a “aventura”, como apontou seu idealizador, o jornalista Luís Augusto Zakaib.

O evento ocorreu na Casa da Cultura e contou com a presença dos vereadores Cabo Magal Verri, Juliana Damus e Elias Chediek, representando a Câmara Municipal, além de colaboradores, como a professora Eulália Schiavon, com 91, os radialistas Wilson Silveira Luís e José Roberto Fernandes, o professor Alcyr Azzoni; Ricardo Simões, que tem registros em vídeo de um período da história da cidade, da secretária municipal da Cultura, Thereza Telarolli, além de outros convidados.

Tem mais material

 Zakaib revelou que foram feitas 200 postagens no blog, outras 200 no Facebook, num volume de 20 mil fotos, além de disponibilizados registros no Youtube. E ainda há bastante material para ser publicado. Sobre o documentário disse que ele vai ao encontro da necessidade cada vez mais urgente de se preservar a memória oral das comunidades. “Todos podem um dia ler sobre o papel fundamental que alguns personagens tiveram para que o nosso município chegasse ao seu bicentenário em tão boa forma e com tanta história para contar”, destacou.

Vencedor do edital para a celebração dos 200 anos, “o projeto dá luz a registros que, de outra forma, nunca seriam divulgados, para que a população entenda a forma como vivenciou e a maneira como olhou para a cidade ao longo das últimas décadas”, concluiu Zakaib.

Link do documentário: https://youtu.be/piaPEcQkFTc

Chico de Assis
Francisco de Assis Bergamim
Diretor de Comunicação Social

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *