Gastronomia & Saúde

Baião de dois versão baby

Na receita original de baião de dois vai carne de sol, feijão de corda, torresmo, arroz, queijo coalho, manteiga de garrafa e coentro. Como são ingredientes fortes para os pequenos, a chef Tammy Achkar resolveu fazer uma versão baby.

O feijão de corda tem um sabor bem característico e combinado com o coentro fica perfeito. “Por isso os mantive na nova versão. Para ficar mais nutritivo adicionei quinua que é fonte de fibras. Usei arroz arbóreo para dar cremosidade no lugar da manteiga de garrafa e por fim troquei o queijo por abobora para dar um toque macio e adocicado”.

Confira a receita indicada para bebês a partir de 7 meses (amassado)

Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo

1/4 xícara de quinua em grãos (deixada de molho e remolho por 12 horas)

1 xícara de feijão de corda (deixado de molho e remolho por 2 horas)

150g de músculo

1 cebola

1/2 dente de alho

1/2 cenoura

1/2 salsão

1/2 abobora paulista cortada em cubinhos e cozida no vapor

Coentro a gosto picado

Fio de azeite

Sal a gosto

Preparo

Numa panela de pressão junte a carne, metade da cebola, a cenoura em rodelas grandes e o salsão em pedaços grandes. Coloque água ate cobrir e sobrar dois dedos. Feche a panela e conte 10 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão naturalmente. Enquanto isso, pique a cebola e o alho. Coloque um fio de azeite numa panela. Junte o alho e a cebola e refogue até amolecer. Junte o arroz e a quinua. Refogue até que os grão de arroz estejam com as pontas transparentes e o meio opaco. Abra a panela de pressão e com a ajuda de uma concha e uma peneira retire o caldo de carne que se formou e jogue-o sobre o refogado de arroz e quinua. Coloque o caldo até cobrir e sobrar três dedos de liquido. Abaixe o fogo da panela de arroz e deixe cozinhar. Enquanto isso, coloque o feijão dentro da panela de pressão junto com a carne e corrija o nível de liquido com água, até cobrir e sobrar três dedos. Feche novamente e leve para cozimento por mais 15 minutos contatos a partir da pressão. Observe a panela de arroz para não queimar e se precisar junte um pouco de água para acabar o cozimento. Deixe a panela de pressão perder naturalmente a pressão. Abra a panela, separe a carne e desfie-a (você pode usar a batedeira para facilitar essa etapa). Separe o feijão de corda com a ajuda de uma peneira dispensando o caldo (queremos o feijão bem sequinho).

Finalização

Numa tigela (bowl) junte o arroz com quinua, o feijão, a carne desfiada, a abobora e o coentro. Misture bem. Três gotinhas de limão realçam o sabor como um passe de mágica.

Primeiras colheradas

O Primeiras Colheradas é resultado da dedicação de uma chef de cozinha para alimentação de seu filho. Com um novo olhar sobre a alimentação infantil, o espaço foi criado para convidar mamães e papais a encararem a cozinha e a mesa de forma tranquila e inteligente. Bebês saudáveis, famílias felizes!

Por: Primeiras colheradas
Catraca Livre

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *