Educação & Cultura

Biologia da Uniara promove palestra e lançamento de livro com ex-professor nesta quinta, dia 5

 

Evento, aberto ao público, tem início às 19h, na unidade I da instituição


O curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara promove uma palestra com o ex-professor da graduação, Marcelo Nivert Schlindwein, que também lançará seu livro, nesta quinta-feira, dia 5 de maio, a partir das 19h, no Salão Nobre da unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). A atividade é aberta a quaisquer interessados.

A palestra tem o próprio título de sua obra: “O meteoro bípede – crônica sonora do silencioso massacre inconsequente da Biodiversidade”, acrescido de um subtítulo – “Evolução, Ecologia Humana e as Extinções do Antropoceno”. “Vou apresentar essencialmente o conteúdo do livro, mas trabalhar especificamente o porquê da escolha da metáfora, meteoro bípede. A publicação aborda uma discussão das relações da nossa espécie com o ambiente, relacionando elementos da evolução e ecologia do Homo Sapiens com o atual quadro de extinções antropogênicas”, explica o autor.

Ele acrescenta que o texto “faz uma discussão da trajetória humana, do Pleistoceno Superior ao Antropoceno, usando como pano de fundo o impacto da nossa espécie sobre a biodiversidade”. “A partir das perguntas: ‘Quem somos, de onde viemos e, para onde vamos?’, o texto aborda temas ligados a Evolução e Ecologia Humana, Biologia da Conservação, Manejo e Gestão Ambiental e Antropologia Ambiental, sempre com uma discussão crítica sobre os principais fatores que levaram à crise ambiental e social no Antropoceno”, detalha.

A palestra terá um gosto especial para Schlindwein, que lecionava na graduação de Biologia. “Será uma maravilhosa experiência. Minha estadia na Uniara foi extremamente rica, e o interessante é que será minha primeira palestra ‘ao vivo’ depois do começo da pandemia”, diz.

A coordenadora do curso, Teresa Kazuko Muraoka, não esconde sua satisfação com o evento. “Estou muito feliz. O Marcelo fez parte de nosso quadro docente por um bom tempo e deixou muitos discípulos, inclusive o Guilherme Rossi Gorni, nosso professor, é um deles. Marcelo é um bom contador de histórias, além de cantor, compositor, ótimo professor e, agora, autor de livros. Inclusive, doou exemplares à biblioteca da Uniara”, finaliza a docente.

Informações sobre a graduação de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *