Araraquara

Câmara sedia discussão do Consórcio de Municípios sobre meio ambiente e resíduos sólidos

Encontro contou com transmissão ao vivo pela TV Câmara


Conscientização e Gestão do Meio Ambiente e dos Resíduos Sólidos. Esse foi o tema das discussões da reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente e Resíduos Sólidos do Consórcio de Municípios da Região Central (Concen). O evento aconteceu na quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo.

O consórcio é formado por 26 municípios que compõem a Região Administrativa Central, reunindo mais de um milhão de habitantes. Os objetivos do grupo são: realizar a aplicação de um questionário para sistematização de informações acerca das gestões municipais de resíduos sólidos; elaborar o Plano Regional de Resíduos Sólidos; elaborar estudo da viabilidade para instalação de uma usina de lixo na região; projetos de educação ambiental nas escolas da rede municipal e estadual, nas mídias sociais; e processo de fortalecimento e ampliação da rede de catadores de reciclados.

O presidente da regional do Concen e prefeito de Santa Lúcia, Luiz Antônio Noli, destacou que o consórcio desenvolve ações de articulação institucional e relações de cooperação junto aos municípios, universidades, entidades e governos estadual e federal, visando ao desenvolvimento regional sustentável e à qualidade de vida da população. “Unir as cidades da Região Central, viabilizar ações regionalizadas e buscar soluções de problemas que são comuns a todos, com inovação na gestão pública. Esta é a proposta para o funcionamento do consórcio. Queremos transformar o atual problema – o resíduo – em solução com a criação de cooperativas e outras ações, como planos de logística reversa”, frisou.

O coordenador executivo do Comitê Estadual de Integração de Resíduos Sólidos, José Valverde, ressaltou a importância de se colocar em prática as Políticas Nacional e Paulista de Resíduos Sólidos e de se pensar o tratamento dos resíduos em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, Valverde afirmou que o diagnóstico da situação atual dos municípios é prioridade no momento e precisa ser concluído o quanto antes.

Também compuseram a Mesa de Honra o prefeito de Américo Brasiliense e vice-diretor do Concen, Dirceu Pano, o prefeito de Santa Ernestina, Marcelo Veronezi, e a vice-prefeita de Nova Europa, Lidiane Rodrigues; na plateia, estiveram presentes o vereador Carlão do Joia (Patriota), o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni, além de representantes do Poder Público de Araraquara e da sociedade civil.

 

Sobre o Consórcio

O Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo constituiu Câmaras Temáticas para discutir e propor ações em prol dos municípios, com a competência de propor ações de âmbito regional visando ao desenvolvimento das políticas públicas; a captação de recursos junto aos governos federal e estadual; gestão técnica dos convênios, contratos e termos afins advindos dos projetos elaborados; e propor a criação de grupos temáticos visando o desenvolvimento de ações pontuais e de natureza transitória, especificando prazo para a conclusão dos trabalhos

Integram o consórcio os municípios de Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Dobrada, Gavião Peixoto, Matão, Motuca, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Tabatinga, Taquaritinga, Trabiju, Porto Ferreira, São Carlos, Ibaté, Dourado, Borborema, Itápolis, Fernando Prestes, Nova Europa e Cândido Rodrigues. Outros municípios estão em processo de adesão ao Consórcio.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *