Araraquara

CEI, engenheiro também recomendou redução de carga do reservatório

CEI, engenheiro também recomendou redução de carga do reservatório

A redução da carga envolvendo o nível da caixa d’água da Vila Xavier, um ano antes do acidente que terminou com a morte de duas pessoas, também foi recomendada pelo engenheiro civil Fausto Favale, da Empresa Favale Associados. Ele foi convocado pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Daae, criada pela Câmara Municipal de Araraquara, ao ser citado pelo engenheiro Waldeney Paschoalino, da Falcão Bauer, durante seu depoimento aos parlamentares.

Favale participou do laudo apresentado pela empresa Falcão Bauer sobre o sinistro do reservatório da Vila Xavier, somente em 2014. Por não ter avaliado o reservatório vizinho que se rompeu no ano passado, ele preferiu não comentar sobre o acidente. Mesmo sem laudo técnico, a recomendação dele, quando emitiu o laudo em 2014, foi para que a caixa d’água danificada em 2015 fosse vistoriada e operasse com carga de água reduzida.

A medida preventiva baseou-se somente na semelhança externa dos dois reservatórios. O Daae cumpriu a sugestão da redução da carga, mas ele desconhece se a autarquia tinha ou não conhecimento do outros indicativos técnicos. Nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, serão ouvidos os representantes do Daae: o gerente de planejamento, William Marega, o diretor operacional, Salvador Luis Spoto e o coordenador de projetos, Alexandre Pierri.

Instaurada em 17 de novembro, após o rompimento do reservatório da Vila Xavier, seis dias antes, a CEI da Câmara Municipal tem como presidente o vereador Édio Lopes (PT), o relator William Affonso (PDT) e os demais membros Jair Martineli (PMDB), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB) e Juliana Damus (PP). A CEI deve ser concluída até o fim de março.

Câmara Municipal

i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *