Brasil

Centro de divulgação científica da UFSCar lança série de vídeos para crianças

Centro de divulgação científica da UFSCar lança série de vídeos para crianças
Com 11 episódios já veiculados, cada um com cerca de um minuto, a série “Ciência Explica” parte de perguntas como…

18DEZ2016| 8:36
José Angelo Santilli

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou recentemente a série de videocasts “Ciência Explica”, que tem o objetivo de abordar conceitos científicos junto às crianças, a partir de sua curiosidade natural.

Com 11 episódios já veiculados, cada um com cerca de um minuto, a série “Ciência Explica” parte de perguntas como “Porque soltamos fumaça pela boca quando está frio?”, “Como surge o bolor no pão?” e “Porque choramos quando cortamos cebola?”. As respostas são apresentadas na forma de animações com desenhos feitos a mão, em geral sugerindo que as crianças busquem mais informações junto aos seus professores. “A ideia não é que seja uma ‘aula’ em vídeo, o que seria impossível em um minuto, mas sim aproveitar a curiosidade própria das crianças para, aos poucos, ir apresentando novos conceitos e conhecimentos. O projeto, como todas as iniciativas do LAbI, parte da compreensão de que escola e divulgação científica são – e devem sempre ser – espaços complementares de acesso à Ciência”, conta Tárcio Minto Fabrício, Coordenador de Conteúdo do Laboratório, idealizador e diretor geral da série.

O projeto “Ciência Explica” é mais uma parceria do LAbI com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os roteiros, direção de arte e desenhos são de Anne Lodi (estudante do curso de graduação em Imagem e Som da UFSCar e bolsista do LAbI), com participação também de Rafael Simões (captação, edição, finalização, sonoplastia e direção executiva) e de Mario Gonçalves Neto (direção executiva), ambos coordenadores de audiovisual do Laboratório.

A série pode ser acessada aqui. As demais iniciativas de divulgação do conhecimento científico e tecnológico em vídeos realizadas pelo LAbI podem ser conferidas em www.labi.ufscar.br

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *