Araraquara

Chediek estuda cinema inclusivo para ampliar possibilidade de lazer dos surdos

Chediek estuda cinema inclusivo para ampliar possibilidade de lazer dos surdos
Essa problemática preocupa o vereador Elias Chediek (PMDB).

10MAR2017| 8:38
Imprensa Externa

No ano passado, o cinema brasileiro teve recorde de público, atraindo 184,3 bilhões de telespectadores e arrecadando R$ 2,6 bilhões de renda bruta, segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Ele é utilizado, muitas vezes, como forma de lazer. Há quem só goste de comédias, por exemplo, ou quem assista os filmes com legenda, dublados e até mesmo quem não goste dos nacionais. Mas algumas pessoas não podem escolher. Os surdos, por exemplo, assistem apenas os filmes com legenda.

Essa problemática preocupa o vereador Elias Chediek (PMDB). “Nos cinemas, temos filmes legendados e dublados, o que restringe as opções. Já os filmes brasileiros não têm legenda aqui, porque considera-se que são feitos em nossa língua, excetuando as pessoas surdas. É uma privação de lazer que não pode acontecer”, disse o parlamentar.

Chediek convocou uma reunião a fim de discutir a possibilidade de legendas em todos os filmes, incluindo os nacionais. Estiveram presentes a gerente do cinema do Shopping Jaraguá, Elisandra Cristina Torres, a intérprete de LIBRAS, Vilma do Amaral Schavinato, o surdo Julio Araújo da Silva e o porta-voz da Fundação Idioma Surdo, Théo Bratfisch. O encontro foi baseado na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), ainda não regulamentada.

Ficou acordado entre os participantes solicitar informações da ANCINE, das distribuidoras e consultar a Portaria do Ministério da Justiça, pois os filmes são entregues aos cinemas, que são meros exibidores do conteúdo. Sendo assim, é necessária pesquisa e verificação dos responsáveis pela ação necessária.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *